Por:

As imagens da fé

A fotógrafa Vera Godoi poetiza com imagens um tema sagrado de sua aldeia, daquelas que retratam o mundo, e está lançando o livro "Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosério do Bairro Alto de Pinheiros" pela Páginas Editora.

Durante anos, a mineira dividiu seu tempo entre o trabalho em redação de jornal e os registros das festas e festejos religiosos no bairro belohorizontino.

Os congadeiros estão espalhados nas páginas e suas cores são de dias de festa. As celebrações de coroação, as cantigas, a comida, as viagens, as bênçãos, os costumes que passam de pais para filhos só poderiam produzir um livro com energia tão alta quanto a fé do povo da Guarda de Moçambique.

Belas fotos também na "troca de moeda", quando as visitas são mútuas, e nas idas a Aparecida do Norte (SP), quando fica clara a vinculação do reinado à igreja católica.

Vera Godoi já estava realizada com a fotografia, a arte que escolheu para sua vida, e agora se regozija com o livro, que foi distribuído gratuitamente aos membros do Congado no lançamento. "Ela quis, e conseguiu, eternizar em fotos a cultura de um povo no espaço urbano de uma capital de dois milhões e meio de habitantes. Afinal, desde os 9 anos tem contato com essa cultura do povo preto, pela qual se apaixonou, empolga-se a editora Leida Reis.

Com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o livro apresenta os 14 ritos da Guarda de Moçambique. Dentre tantos livros publicados para contar os costumes do povo brasileiro, este é mais um a fazer sentido na eternização da memória brasileira", completa Leida cuja editora está promovendo o Prêmio de Fotografia "Das Minas às Gerais, pelo olhar do seu povo", para tanto premiar quanto produzir um foto-livro revelando as belezas naturais e culturais do Estado. As inscrições, para profissionais e amadores, estão abertas no site www.paginaseditora.com.br/projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.