Por:

Prisca Agustoni conquista o Oceano

Prisca Agustoni, autora de 'O Gosto Amargo dos Metais', venceu na categoria poesia | Foto: Fernando Priamo/Divulgação

A poeta suiço-brasileira Prisca Agustoni e o romancista cabo-verdiano Joaquim Arena foram os vencedores da edição deste ano do prêmio Oceanos, que pela primeira vez se dividiu em duas categorias separadas para poesia e prosa. Agustoni foi anunciada ganhadora por "O Gosto Amargo dos Metais", coletânea de poemas inspirados pelos desastres ambientais em Mariana e Brumadinho, publicada pela 7Letras.

Suíça radicada no Brasil, ela é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Já Arena levou por "Siríaco e Mister Charles", um romance que ainda não foi publicado no Brasil. Ele conta a história de um encontro ficcional entre o jovem Charles Darwin e um homem escravizado nascido no Brasil, durante uma viagem do naturalista a Cabo Verde.

Na categoria em que o autor concorreu, não havia brasileiros finalistas, mas ele superou autoras de peso como as portuguesas Lídia Jorge e Joana Bértholo. Já entre os poetas, ainda representavam o Brasil os escritores Guilherme Gontijo Flores, Cláudia Roquette-Pinto e Ricardo Aleixo, disputando contra o português Pedro Eiras.

O prêmio Oceanos, antes conhecido como Portugal Telecom, é uma das mais respeitadas distinções da literatura lusófona, tendo reunido dez críticos literários do Brasil, de Portugal e de países africanos para selecionar os vencedores de prosa e poesia. Cada um dos ganhadores leva um prêmio de R$ 150 mil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.