Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Por dentro do mercado editorial

Alberto Mussa, autor de 'Meu Destino é Ser Onça', participa de mesa redonda com editora Livia Vianna e o carnavalesco da Grande Rio, Leonardo Bora | Foto: Divulgação

Feira é sempre uma coisa boa. É variedade, mistureba, de tudo um pouco, montes de tentações. Resistir quem há de? As feiras, como muita gente, vêm de longe. Há registros de feiras nas antigas civilizações grega, fenícia, romana e árabe. Na Europa, a origem das feiras está associada a festas religiosas. Nesses dias, os produtores aproveitando o dia de festa, levavam os produtos de suas aldeias para trocar com os vizinhos.

Agora a festa é dos livros, dos autores, das formas atuais de se ter acesso à literatura. Se a escolha é do suporte, a vida só melhora.

A primeira edição da ExpoLivro ocupa a Casa de Inovação da PUC-Rio, a partir desta segunda-feira (20) até quinta-feira (23), com workshops, debates, lançamentos e cases do mercado editorial, sobre temas relevantes para o mercado, que vão desde Inteligência Artificial, até o Carnaval.

O evento oferece atividades gratuitas ministradas por representantes e autores de editoras, como o Grupo Editorial Record, Editora PUC-Rio, Editora Vozes, UBU Editora, EdiPUCRS, Edições Loyola e Numa Editora.

"A ExpoLivro PUC-Rio será um novo ponto de encontro do mercado editorial na cidade. O objetivo é expor as novidades do mercado para o público universitário e aproximar a comunidade acadêmica de livros, autores e editoras. Esta é apenas a primeira edição da ExpoLivro. Nosso objetivo é que entre para o calendário anual de eventos culturais da cidade a partir de 2025, ano em que o Rio será a 'capital mundial do livro da UNESCO', afirma Felipe Gomberg, diretor da Editora PUC.

Nesta terça (21), o Grupo Editorial Record promove o Papo Editorial "Meu Destino é Ser Onça: desdobramentos de uma história", com a editora Livia Vianna, o autor Alberto Mussa e o carnavalesco da Grande Rio, Leonardo Bora. "Conversar com Leonardo é a segurança de uma troca inteligente de ideias, de criatividade e de bom humor", celebra Mussa, que dá continuidade à programação com uma sessão de autógrafos do livro que inspirou o enredo da Grande Rio neste ano.

O workshop "O audiolivro", ministrado pela Coordenadora de Audiolivros do Grupo Sextante, Sílvia Leitão Monteiro, abre as atividades no dia 22. Serão exploradas as oportunidades comerciais de audiolivros no Brasil, além da relevância deste formato para a inclusão de pessoas com deficiência. "É importante que os editores ofereçam todos os formatos possíveis quando lançarem um novo livro, incluindo impresso, ebook e audiolivro", explica Sílvia.

No fechamento do evento, haverá uma sessão de autógrafos com Camila Leporace, autora de "Algoritmosfera - A cognição humana e a inteligência artificial" (Hucitec Editora/ Editora PUC-Rio), que será lançado no mesmo dia.

"Chamo de Algoritmosfera o grande ambiente online algorítmico no qual todos nós estamos inseridos quando nos conectamos à internet", afirma Camila. Em 2023, no processo de edição final da obra, o Chat GPT tornou tangível o poder da IA generativa. Assim, o livro conta com diversas inserções feitas no calor dos debates que tomaram conta da mídia com a popularização da IA generativa. "Acredito que a compreensão da maneira como seres humanos percebem o mundo e agem nele é muito frutífera para buscarmos maneiras mais saudáveis de lidar com a novas tecnologias. É preciso que as pessoas entendam o poder humano num momento em que tanto se fala do poder das máquinas".

A ExpoLivro ocorrerá no mesmo período da Reunião Anual da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), em que a Editora PUC-Rio será a anfitriã. No campus da universidade, estarão presentes editores e o corpo técnico de mais de 70 editoras de instituições de ensino superior brasileiras.

SERVIÇO

EXPOLIVRO

Casa de Inovação da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea)

De 20 a 23/5 | Inscrições: https://linktr.ee/expolivropucrio