A forçadas coisas além do que elas aparentam ser

Escritor e professor, Luiz Rufino lança 'Cazuá: Onde o Encanto Faz Morada', um convite a se repensar o Brasil além dos livros de História

Por

Escritor e professor, o carioca Luiz Rufino lança 'Cazuá: Onde o Encanto Faz Morada', um convite a se repensar o Brasil além dos livros de História

Filho de pai e mãe cearenses, neto de vaqueiros e lavradores, Luiz Rufino tem as ruas, as rodas, os quintais e os terreiros como lugar de formação. Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), este carioca nascido e criado no subúrbio escreveu diversos livros, entre eles "Pedagogia das Encruzilhadas" (Mórula, 2019) e "Vence-demanda: Educação e Descolonização" (Mórula, 2021). "Cazuá: Onde o Encanto faz Morada", sua mais nova obra, marca a estreia na Editora Paz & Terra. O livro será lançado no próximo sábado (26), no Alfa Bar e Cultura (Rua do Mercado, 34), a partir das 14h, num papo solto com o historiador Luiz Antônio Simas seguido de roda de samba das 15h às 19h.

Nas crônicas de "Cazuá", Rufino apresenta ao leitor um país para muito além do que conhecemos nos livros de História. Seus textos são a um convite a se reimaginar o Brasil numa dimensão que vai além da casa e da rua: o encanto.

Este livro abriga crianças que vadeiam com santos, malandros que se misturam com trabalhadores, flores que se encruzam com facas, plantas que conversam com gente, roças que se irmanam com matas, quintais, esquinas e terreiros - porque nesses espaços de convívio e intimidade, que são também ambientes preciosos para invenção de mundos, coabitam as histórias de cada um e de nossa gente, deste e de outros planos", ensina o autor para quem a força das coisas não está só naquilo que aparenta ser e que se reduz ao que chamam de materialidade.