Quando o diferentepode ser genial

Lançado em três idiomas, 'O Adivinhador' propõe uma discussão sobre temas relevantes para a geração Z

Por

Sandra Mello, Daniel Funes e Nill Silva lançam o livro infanto-juvenil "O Adivinhador". Com versao em três idiomas, a obra provoca reflexão sobre tmas caros à chamada geração Z

Temas relevantes e contemporâneos como geração Z, terapia, diversidade, discriminação, descobertas, o poder das redes sociais, ética, amizade e outros fazem parte "O Adivinhador", livro de autoria de Sandra Mello e Daniel Funes, ilustrações e capa de Nill Silva, que acaba de ser lançado pela SMA2 Editora e já chega ao mercado com as versões em português, espanhol e inglês.

A obra é indicada para adolescentes a partir do 5º ano. Seus autores consideram o livro um lançamento "perfeito para os alunos de todas as escolas do Brasil", especialmente as bilíngues, para que os alunos possam treinar o segundo e até um terceiro idioma, mas tendo como base um trabalho 100% nacional.

A trama gira em torno de Bernardo, um adolescente que adquire o dom de adivinhar o pensamento das pessoas. "Na adolescência a personalidade se define, as espinhas aparecem, as dúvidas crescem, a rebeldia vira uma forma de expressão. Como se não bastassem tantas mudanças, Bernardo, passa a adivinhar o pensamento das pessoas", destaca Sandra Mello.

A coisa vem do nada, como o prórprio personagem explica. "Ler pensamentos não é o tipo de coisa que se escolhe, mas algo que escolhe a gente e Bernardo foi escolhido por esta coisa surpreendente chamada detino", completa a autora.

A manifestação desta habilidade gera efeitos não apenas na vida do jovem de 14 anos, mas também na sociedade ee que ele está inserido. Tentando descobrir a origem desse fenômeno, Bernardo é tido como louco, é encaminhado para a terapia e sofre até cancelamento nas redes sociais. "O que ninguém sabe, nem mesmo o próprio Bernardo, é que os diferentes também podem ser geniais", explica Sandra.

A estrutura narrativa de "O Adivinhador" é repleta de pontos de virada, o que torna sua leitura atraente a seu público-alvo. "Será difícil não se apaixonar logo de início e quando termina, você não quer que acabe", aposta Sandra.

Como a ideia da obra é fomentar debates sobre esses temas em sala de aula, Sandra revela que os autores oferecerão oficinas nas escolas que adotarem o livro em suas turmas. Essas oficinas terão como ferramenta trabalhar atividades relacionadas ao conteúdo da ficha de leitura impressa do livro. Basta que a escola adquira uma determinada quantidade de exemplares da obra diretamente com a Editora, através do site do livro.

"O Adivinhador" também pode ser comprado individualmente na Amazon ou através do site www.oadivinhador.com.br.