Por:

CORREIO CULTURAL: João Gilberto canta Ary Barroso em vídeo caseiro inédito

João Gilberto cantando em casa no vídeo de Mendes | Foto: Reprodução Instagram

O compositor baiano Cézar Mendes publicou em sua conta no Instagram um vídeo caseiro inédito que mostra João Gilberto, morto em 2019, cantando com ele. Recluso em suas últimas décadas de vida, o pai da bossa nova aparece brevemente nas imagens que vieram à tona esta semana.

Mendes na publicação não deu informações sobre a data em que o vídeo foi feito, e nem o local em que ele foi gravado.

No vídeo João Gilberto surge mais magro do que sua imagem que ficou mais conhecida pelos fãs brasileiros, mais parecido com as fotos dele divulgadas há cerca de cinco anos, em seus últimos meses de vida.

 

Despercebido

O criador da batida da bossa nova no violão não parece saber que está sendo filmado. A câmera passa a maior parte do vídeo virada para baixo, e eventualmente revela a figura de João - no sofá, de pijamas, barba por fazer e descabelado.

Aprendizado

A canção que marca o encontro dos dois músicos no vídeo caseiro é "Faixa de Cetim", composição de Ary Barroso de 1942. Mendes toca a canção ao violão, João Gilberto canta um pedaço da letra e eles conversam sobre como tocá-la.

Um aluno

"Aprendendo e tocando pra João cantar", diz a legenda escrita por Cézar Mendes que, como compositor, já teve músicas gravadas por Caetano Veloso, Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

Um mestre

Baiano de Santo Amaro, terra dos Veloso, Mendes é o mestre de violão de filhos de Caetano e Gilberto Gil, além de Maria Bethânia, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e outros artistas interessados em sua técnica refinada no instrumento.