O Rio ditando moda e as suas novas tendências
Casa Firjan reúne lideranças do setor para discutir estratégias para que o estado retome seu papel como da cultura, da moda e do design
O Rio sempre ditou moda, mas andou perdendo seu protagonismo. Nesta segunda-feira (4), a Casa Firjan promove o Moda Rio 5.0 Summit, evento vai reunir líderes e autoridades do setor com a finalidade de promover debates e acordos para que o segmento volte a exercer seu papel no estado.
Com adesão de mais de 1 mil pessoas em menos de uma semana, Moda Rio 5.0 Summit recebe gestores de grandes marcas do segmento na busca de uma convergência em torno dos debates para o fortalecimento da indústria de moda no estado.
O evento ocupará o Auditório e o espaço de cocriação da Casa Firjan, em Botafogo, das 9h30 às 18h. A manhã será exclusiva para convidados e a tarde será aberta ao público de forma gratuita, com retirada de ingressos via Sympla.
Aberta ao público, a parte da tarde do evento traz uma programação gratuita voltada para gestão e negócios e criatividade e comunicação. Debates sobre sustentabilidade, chatbot 5.0, inteligência artificial e novas carreiras da indústria da moda ganham palco na Casa Firjan. Ao longo de toda a tarde, o espaço de cocriação estará aberto para quem quiser experimentar novas ferramentas digitais e conhecer artistas e programadores. Diferentes criadores e novas agências explicarão como a tecnologia pode ser usada para gerar novas ideias.
A construção de um Museu da Moda e a integração de novas tecnologias na cadeia produtiva também fazem parte da pauta do evento, assim como uma investigação junto aos principais líderes do setor sobre quais são os gargalos atuais do mercado.
O Moda Rio 5.0 Summit é um projeto do Moda Rio, sindicato filiado à Firjan que realizou por anos o Fashion Rio. Entre os convidados confirmados, estão o CEO Grupo Soma, Roberto Jatahy; a sócia fundadora Grupo Soma, Claudia Jatahy; a estilista Lenny Niemeyer; o presidente do Conselho da Moda da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano; o presidente Moda Rio, Victor Antônio Misquey, o empresário e diretor Moda Rio, Ulisses Betbeder; a diretora de Novos Negócios Rio Innovation Week, Luciana Potsch; o diretor da Babilônia Feira Hype, Robert Guimarães; e a diretora criativa da Blueman, Sharon Azulay.
"O Moda Rio 5.0 Summit inicia um movimento importante para modernizar a indústria da moda do Rio de Janeiro, atualizando empresários com as novas tecnologias que estão transformando a forma de criar, produzir e comunicar", diz Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
Para Victor Antônio Misquey, presidente do Moda Rio, "o Moda Rio 5.0 Summit busca discutir estratégias para que o Rio de Janeiro retome seu papel como um importante difusor da cultura brasileira, da moda e do design, tanto no Brasil quanto no exterior, a partir de 2025. Reunindo protagonistas de toda a cadeia — desde a imprensa até novos criadores, além de universidades e empresários de todos os portes —, o evento visa a repensar o futuro do setor de forma colaborativa. A atualização tecnológica é um elemento crucial dessa transformação, permitindo às empresas otimizar os seus processos, consolidando a sua competitividade no mercado nacional e internacional".
Para Olivia Merquior, CEO da Iarae curadora do evento, "o Moda Rio 5.0 Summit inicia um movimento para que possamos discutir a melhor maneira de criar um ecossistema que ajude a atualizar a cadeia de moda diante dos desafios trazidos pelas novas tecnologias, e isso significa não apenas pensar no futuro, mas também criar espaços de aprendizado sobre o nosso passado. Para além da roupa, a moda fala sobre cultura".
Além das palestras e apresentação de cases, os convidados conhecerão de perto soluções práticas com o uso de novas ferramentas de tecnologia, visitando o espaço de cocriação da Casa Firjan. Experiência em realidade virtual, inteligência artificial generativa, modelagem 3D e prototípica, realidade aumentada estarão disponíveis para o público.