Por:

Um livro com trilha sonora

Estamos acostumados a acompanhar trilhas sonoras de filmes, novelas, seriados, de espetáculos teatrais e de dança e até em videogames. Mas se livros também tivessem temas musicais a representá-los? A poeta Liz Matos e a cantora e compositora Fernanda Noronha se uniram no EP "A Cicatriz e a Flor", a trilha para o livro homônimo da autoria de Liz.

Seis poemas de Liz foram musicados por Fernanda. A obra fonográfica inédita faz um singular casamento entre poesia e música. A produção do EP se realizou em dois países, atendendo importantes propósitos

estabelecidos pela autora que fez questão de, mais uma vez, promover o intercâmbio

cultural com a produção, gravação, contratação dos profissionais envolvidos e locações

ocorridas no eixo Estados Unidos, onde vive Fernanda Noronha, e Brasil.

As composições musicais para o EP são fruto de parcerias entre Fernanda e Jair Luz, que também assina também a direção artística e produção musical. Os arranjos ficaram a cargo de Paulo Calasans, Jair Luz e Peu Pereira. As referências passeiam pela bossa nova, jazz, música brasileira romântica, folk jazz e toques de valsa.

"Para nós, este foi um processo extremamente novo, e ao adaptarmos a melodia às poesias procuramos preservar sua originalidade. Acabou sendo uma sintonia perfeita e natural", comenta Fernanda, que em seu período nos Estados Unidos acumula premiações como o Brazilian International Press Award, promovido pela Focus Brasil Foundation e pela Rede Globo Internacional, na categorias Melhor Cantora Brasileira nos Estados Unidos e Melhor Show do Ano, além do Notáveis USA na categoria Artista.

Fernanda destaca que todos os profissionais envolvidos tiveram muito cuidado em fazer algo diferente, e com amor. "A poesia se juntou à música e ambas se complementaram", resume a cantora, que veio dos Estados Unidos especialmente para o show de lançamento do EP no início do mês em Salvador.

"A sensibilidade ímpar e a qualidade impecável da poesia luxuosa de Liz Matos, equilibrada com maestria com as construções melódicas minuciosamente compostas para este projeto é, sem dúvida, o selo de garantia e excelência deste belíssimo e harmonioso trabalho, que conduz o ouvinte a rever e deixar aflorar suas melhores emoções", acredita Fernanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.