Desejo em forma de bala

Por

O Bala Desejo surgiu como um projeto paralelo para Júlia, Dora, Lucas e Zé

Por Affonso Nunes

Embalado pela conquista do Grammy latino na categoria Melhor Álbum Pop em Português, o Bala Desejo se apresenta neste sábado (14) no Circo Voador. A força criativa de Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra nasceu como um projeto paralelo em suas carreiras, mas rendeu dezenas de shows e participações em festivais no Brasil e no exterior. O grupo se joga com energia contagiante numa deliciosa mistura de samba, soul, frevo, reggae e pop, bebendo da melhor tradição tropicalista.

A pandemia abalou a confiança de muitos artistas. Mas esses quatro jovens cantautores fizeram dela matéria-prima para um dos projetos mais interessantes da MPB nos últimos anos com um repertório que mescla o trabalho autoral de seus integrantes e adiciona deliciosas releituras de colegas de geração como Ana Frango Elétrico, Rubel e Tim Bernardes.

Amigos desde a época da escola, os quatro tocavam suas carreiras próprias: Dora integrava o grupo vocal Zanzibar, Julia compunha músicas para seu trabalho solo, enquanto Zé e Lucas produziam o segundo álbum da banda Dônica, que integram com Tom Veloso, André Almeida e Rodrigo Parcias.

Os quatro, porém, começaram a chamar atenção após algumas participações nas lives temáticas no Instagram da cantora Teresa Cristina. O projeto nasceu, rendeu um álbum carnavalesco muito bem recebido e já desponta no line up de festivais como o Coala Festival, Nômande Festival e o Rock in Rio.

As referências tropicalistas são notórias, mas o Bala vai além. "Nossa musicalidade foi construída desde os tempos de escola. Estudamos juntos e crescemos ouvindo discos e compartilhando o que gostávamos. Cada um de nós é o que é hoje muito por conta dessa troca estabelecida desde então. A questão das referências setentistas vem menos por uma questão estética e mais por uma questão dessas entranhas musicais", disse Zé Ibarra, em entrevista ao portal PopLine. "Vivemos em 2022 e nosso álbum, nossas letras e o debate que tentamos abordar no disco é do agora, só nos utilizamos de uma linguagem que amamos e da qual fazemos parte: a MPB", arremata.

SERVIÇO

BALA DESEJO

Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa)

14/1, às 22h

Ingressos: de R$ 80 (meia solidária) a R$ 180