Por: Pedro Sobreiro

Brahms ganha vida com a Orquestra Petrobras Sinfônica

Obras serão regidas pelo maestro Isaac Karabtchevsky | Foto: Divulgação/ Petrobras

Considerado um dos maiores nomes da história da música alemã, Johannes Brahms terá sua "Sinfonia nº 2, op. 73, em Ré maior", tocada pela Orquestra Petrobras Sinfônica, neste sábado (16), na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A apresentação promete emocionar até mesmo aqueles que não são familiarizados com a música erudita, pois será regida pelo brilhante maestro Isaac Karabtchevsky. Composta no verão de 1877, a sinfonia é considerada a mais lírica do músico, cuja proposta para ela era transcrever por meio da música os efeitos das luzes da primavera. A história diz que o público ficou fascinado por ela, clamando pela repetição do terceiro movimento, Allegretto grazioso, com muitas palmas.

No concerto de abertura, a sala receberá o "Concerto em ré menor, para 2 pianos e orquestra", do francês Francis Poulenc. A obra foi composta em 1932 e traz muitas referências ao estilo musical de Mozart.

"É um belíssimo concerto para dois pianos. A receptividade da obra foi tão grande que motivou Poulenc a executá-la repetidas vezes, tendo inclusive o próprio autor como intérprete de uma das partes pianísticas", conta o regente Karabtchevsky.

Para essa abertura, serão convidados Cristian Budu e Gustavo Carvalho para assumirem os solos. Eles são dois dos maiores pianistas do país na atualidade.

Para Budu, um ponto fascinante de "Concerto em ré menor" é a posição dos pianos no palco. "Geralmente, os pianos solistas estão situados em primeiro plano, à frente do maestro e da orquestra. Neste concerto, Poulenc desenha a formação com os pianos integrados ao corpo sinfônico, conferindo um caráter camerístico singular", disse.

"Os pianos dialogam durante todo o concerto, construindo um universo encantador, marcado pelo brilho tão característico da música de Poulenc. Estou muito contente em colaborar com a Orquestra Petrobras Sinfônica ao lado do Cristian, uma parceria extremamente gratificante", comentou Gustavo Carvalho.

O concerto será realizado neste sábado (16), na Sala Cecília Meireles, localizada na Rua da Lapa, 47, no Centro do Rio de Janeiro. A apresentação está marcada para começar às 16h e a previsão é de uma apresentação de aproximadamente 1h30 de duração.

A classificação é para pessoas a partir dos 8 anos de idade e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Sala Cecília Meireles, a partir de R$ 20.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.