Por:

Dois gigantes do violão brasileiro

Toquinho e João Bosco relembram seus sucessos em show acústico | Foto: Divulgação

Dois dos maiores expoentes do violão brasileiro têm um encontro marcado entre si e com o público carioca neste sábado (4), às 21h, no Qualistage. Toquinho e João Bosco apresentam o show "Amigos e canções", com participação da cantora Camilla Faustino.

Herdeiros da estrutura melódica da Bossa Nova, Toquinho e João Bosco se complementam na sincronia musical de um espetáculo alicerçado pela afinidade musical e a longa amizade que os une, numa performance arrebatadora com riqueza rítmica e poética.

Cantores e compositores, Toquinho e João Bosco absorveram influências de grandes compositores e poetas e sustentam em suas carreiras, apoiadas na voz, no violão e na qualidade de suas músicas. "Nossos repertórios são vastos, representados por muitos sucessos, transmitimos às pessoas o que elas gostam de ouvir porque vão ao show esperando por essas canções", diz Toquinho.

"O vocalize que eu uso muito, quando estou com Toquinho não preciso utilizá-lo, já que ele faz isso no instrumento, solando essas ideias. Começamos a parceria de forma muito espontânea, mas acho que nos convidaram porque viram que tínhamos uma boa química. Tanto Toquinho quanto eu, apreciamos muito esta oportunidade", confirma João Bosco.

Antônio Pecci Filho, o Toquinho, nasceu em São Paulo, em 1946, e, entre muitos predicados, é o parceiro mais frequente do Poetinha Vinicius de Moraes, com quem compôs obras-primas da música brasileira como "Aquarela", "Onde Anda Você?", "Tarde em Itapuã", "A Tonga da Mironga do Kabuletê" e muitas outras. Com Jorge Ben Jor, compôs apenas "Que Maravilha". Aos 77 anos, Toquinho é um dos grande nomes da música brasileira, com centenas de músicas gravadas, sempre mantendo-se ativo nos palcos e nos estúdios.

O mineiro João Bosco de Freitas Mussi também nasceu em 1946 (uma semana depois de Toquinho, aliás; João é do dia 13 de julho, e o amigo, do dia 6), em Ponte Nova. Depois de passar pela faculdade de Engenharia em Ouro Preto, desembarcou no Rio com seu virtuoso violão para fazer história, com nomes como Clementina de Jesus e Aldir Blanc, numa das parcerias mais felizes de nossa música e que rendeu clássicos como "O Bêbado e a Equilibrista", "Atrás da Porta", "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá", "De Frente Pro Crime" e "O Mestre-Sala dos Mares".

A goiana Camilla Faustino é uma das promessas da nova MPB, que surpreendeu público e crítica com o disco "Bossa sempre nova" (2019), em que relê clássicos do gênero como "Corcovado", "Samba de verão" e "Canto de Ossanha". Ao lado dos mestres Toquinho e João Bosco, ela entregará mais uma noite memorável

SERVIÇO

TOQUINHO E JOÃO BOSCO - AMIGOS E CANÇÕES

Qualistage (Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca)

4/11, às 21h | Ingressos a partir de R$ 140,00

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.