Por:

Festival Villa-Lobos turbinado

Turíbio Santos dirige o Museu Villa-Lobos, criado por sua viúva em 1960 | Foto: Divulgação

OMuseu Villa-Lobos (MVL) e o Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM) se unem, a partir desta terça-feira (7) na organização da 61ª edição do Festival Villa-Lobos e do I Seminário Música e Museu em Sintonia: Museu Virtual de Instrumentos Musicais e suas parcerias.

O Festival Villa-Lobos é um tradicional evento que o Museu Villa-Lobos realiza desde 1963, sendo o seu mais longevo projeto em execução. Foi criado na gestão de Arminda Villa-Lobos - viúva de Heitor Villa-Lobos - com os objetivos de ampliar o acesso à música brasileira de concerto, em especial à obra do compositor, músico e maestro, e de promover a preservação do patrimônio musical brasileiro.

Nesta 61ª edição, em sintonia com as questões e emergências do tempo presente, a instituição pretende evidenciar sua busca em se reinventar, expandindo sua função social sem perder de vista os objetivos de pesquisa, produção de conhecimento, conservação do acervo e lugar de memória.

O I Seminário Música e Museu em Sintonia: Museu Virtual de Instrumentos Musicais e suas parcerias, em sua primeira edição, representará um marco comemorativo das realizações e parcerias desenvolvidas pelo MVIM ao longo dos 12 anos de existência desse projeto criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT com financiamento da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. O museu, que agrega as coleções de instrumentos musicais do Museu Delgado de Carvalho da Escola de Música da UFRJ, do Instituto Moreira Salles e do Museu Villa-Lobos, consolidou-se como um espaço de convergência de acervos e conhecimento ao promover a reunião desses instrumentos no mundo virtual, o que não seria possível no mundo físico.

Os dois museus irão celebrar sua parceria neste evento conjunto, que será realizado entre os dias 7 e 30 de novembro, contando com o apoio fundamental da FAPERJ e, também, do Rio Cello - o maior festival de violoncelos do país -, por meio de seu fundador, o violoncelista David Chew, incentivador da popularização da música clássica e da manutenção da memória de Heitor Villa-Lobos.

Na abertura do evento, durante a Roda de conversa "Encontro com Villa-Lobos", com o violonista Turíbio Santos, David Chew apresentará o violoncelo que pertenceu a Villa-Lobos.

No escopo do programa, alguns instrumentos que fazem parte da coleção do MVL e do MVIM estarão presentes em apresentações musicais que lhes darão vida, revelando um acervo que tem seu sentido ampliado por meio da utilização e da música que pode produzir.

O evento reunirá músicos, musicólogos, museólogos e luthiers que apresentarão concertos musicais, pesquisas e relatos sobre o universo que envolve a música e o Museu, no que se refere às conexões, desdobramentos e descobertas que essa aproximação propicia, onde os instrumentos musicais terão um lugar de destaque como personagens e testemunhos importantes sobre quem os constrói, sobre quem os toca e sobre as manifestações culturais das quais fazem parte.

SERVIÇO

FESTIVAL VILLA-LOBOS E DO I SEMINÁRIO MÚSICA E MUSEU EM SINTONIA

Museu Villa-Lobos (Rua Sorocaba, 200 - Botafogo) e Museu Virtual de Instrumentos Musicais 

De 7 a 30/11

Abertura em 7/11, às 18h, com a roda de conversa "Encontro com Villa-Lobos"

Ingressos: R$ 1

Veja a programação completa aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.