Por:

O segredo é não olhar pra trás

Banda driblou fase turbulenta para reencontrar o sucesso | Foto: Léo Aversa

O tempo passa, mas o Capital Inicial não para de se reinventar (e de fazer sucesso). Dinho Ouro Preto, Yves e os irmão Fê e Flávio Lemos vêm ao Rio mais uma vez, para comemorar neste sábado no palco do Qualistage os 40 anos da banda formada em Brasília nos anos 1980 a partir das cinzas do Aborto Elétrico, grupo que os irmãos Lemos, Fê (bateria) e Flávio (baixo) formavam com Renato Russo, antes da Legião Urbana.

O segredo da longevidade talvez seja não olhar pra trás. Em quatro décadas de sucesso, o Capital teve duas fases distintas: no boom dos anos 1980, com raízes no punk e no pós-punk, emplacou sucessos como "Música Urbana", "Fátima", "Psicopata" e "Belos e Malditos".

Depois de correr o Brasil e participar de festivais como o Rock in Rio de 1991, no Maracanã (muitas outras participações viriam depois), e o Hollywood Rock em 1990, a banda passou por turbulências no fim da década, para voltar ainda mais forte no novo milênio - não sem antes lançar o inovador "Eletricidade" (1991), de sucessos como "Kamikaze".O cantor Dinho Ouro Preto deixou a banda por um breve período, investindo na carreira solo e na banda Vertigo.

Na surdina, a banda original se reuniu no apagar das luzes do século, gravou e lançou "Atrás dos Olhos", do sucesso "O mundo", que abriu caminho, em 1998, para o "Acústico MTV" que colocaria o Capital de volta no panteão das maiores bandas do rock brasileiro.

Uma turnê que começou em pequenas casas e terminou gigante, no Rock in Rio de 2001, mostrou que o Capital estava apenas começando. Nos últimos 20 anos, consolidando uma parceria com o letrista Alvin L., o Capital emplacou dezenas de sucessos, como "Natasha", "À sua maneira" (versão para "De musica ligera", da banda argentina Soda Stereo), "Eu nunca disse adeus", "4X você" e muitas outras.

No aniversário de 50 anos de Brasília, em 2010, mais de um milhão de candangos viram o Capital em toda a sua magnitude. O registro audiovisual que comemora os 40 anos de estrada foi gravado no Rio, para onde o Capital volta, surfando em seus sucessos num sábado de rock clássico.

SERVIÇO

CAPITAL INICIAL 4.0

Qualistage (Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca)

11/11, às 21h30

Ingressos a partir de R$ 160

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.