Por:

OSB Jovem recebe o jongo

OSB Jovem busca o desenvolvimento e inclusão para jovens instrumentistas | Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem apresenta nesta segunda-feira (2), no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes, um programa composto inteiramente por obras nacionais, com composições de César Guerra-Peixe, Edmundo Villani-Côrtes, Luiz Gonzaga, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Tom Jobim. A regência fica a cargo do maestro Anderson Alves e o Jongo da Serrinha fará uma participação especial.

O concerto tem início com uma obra de um dos maiores compositores nacionais do século XX. Inspirada no som das rabecas do folclore nordestino, Mourão, de César Guerra-Peixe, é considerada um hino ao Movimento Armorial, iniciativa artística que tinha como objetivo construir um conjunto de obras em que o elemento erudito fosse fundido ao elemento cultural popular.

Em seguida, "Cinco Miniaturas Brasileiras", de Edmundo Villani-Côrtes. Os movimentos "Prelúdio", "Choro" e "Baião" destacam-se por sua expressividade e diversidade. O "Prelúdio" inicia a jornada com uma atmosfera introspectiva, preparando o terreno para os movimentos subsequentes. Já o "Choro" traz o espírito alegre e virtuoso desse gênero tradicional da música brasileira, com ritmos cativantes e melodias envolventes. Finalmente, o "Baião", com suas influências nordestinas, evoca paisagens e tradições culturais do Brasil, preenchendo a música de vitalidade e cores locais.

Luiz Gonzaga se faz presente no repertório em "Gonzagueando", pot-pourri com arranjo de Jamberê Cerqueira em homenagem ao compositor pernambucano com uma seleção de alguns de seus maiores sucessos.

Uma das primeiras mulheres a se destacar na música popular, Chiquinha Gonzaga é celebrada com "Gaúcho Corta-Jaca", composição enérgica que representa a fusão de influências musicais brasileiras e estrangeiras.

A jovem orquestra também presta homenagem a Pixinguinha interpretando "Carinhoso", "Quem é Você" e "Pula Sapo". Encerrando o repertório, Tom Jobim, conhecido por suas melodias elegantes e letras poéticas, marca presença com "Passarim" e "O Morro Não Tem Vez", ambas com arranjo de Anderson Alves.

Finalizando o espetáculo, o Jongo da Serrinha apresenta um medley com as canções "Rosário de Maria", "Pisei na Pedra", "Saracura", "Vou Caminhar e Benção de Deus".

SERVIÇO

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA JOVEM

Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca)

20/11, às 16h

Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.