A música conecta

Festival traz ao Rio duas artistas da nova cena musical da Argentina para encontros inéditos com nomes brasileiros no palco do Futuros - Arte e Tecnologia

Por

Femina

Sempre dizemos que o Brasil é uma ilhaque fala português dentro de um continente dominado pelo espanhol e que precisamos romper essa bolha de isolamento, sendo a música um desses caminhos. O Festival Ultrasonidos chega à segunda edição mantendo a proposta de promover a mistura de linguagens, o entendimento e a aproximação do Brasil com o universo latino ao seu redor. O evento tem início nesta sexta-feira (3) indo até domingo (5).

Idealizado por Carlos Albuquerque e Batman Zavareze, o Ultrasonidos reúne duas duplas inéditas, cada uma delas formada por uma artista sul-americana e um convidado brasileiro para residências que ocupam o estúdio e a área de ensaios do LabSonica. As duplas serão estimuladas a gravar, pelo menos, uma música inédita e preparar uma apresentação conjunta no teatro do Futuros - Arte e Tecnologia.

Serão duas apresentações neste formato especial, nesta sexta-feira,durante um dia de ocupação Ultrasonidos no local, dia que marca também a abertura da 18ª edição do festival Multiplicidade. A programação do Ultrasonidos vai incluir também um debate sobre a complexa relação da música brasileira com a dos países de língua espanhola ao seu redor, e intervenções do percussionista argentino Agustin Rios, do projeto Tambores de América.

"O lema do Ultrasonidos - criar pontes em vez de muros - segue cada vez mais atual, dolorosamente atual, num mundo cheio de barreiras e bloqueios", explica Carlos Albuquerque, o Calbuque. "É um evento para criar laços e estimular contatos, não só entre esses artistas e os convidados nacionais, mas para o público em geral. Precisamos olhar mais para a cultura que está ao nosso redor, em vez de só mirar no que vem dos EUA e da Europa. E os sons ao nosso redor são interessantíssimos, em todas as suas variações", completa.

Nesta edição, o Ultrasonidos traz dois nomes de ponta da rica cena musical da Argentina: a dupla vocal Fèmina e a multi-instrumentista Kaleema. Elas vão se juntar, respectivamente, ao tecladista afrofuturista Jonathan Ferr e à cantora e compositora Filipe Catto. Por coincidência, no dia seguinte aos shows, Brasil e Argentina vão se encontrar novamente, em outro campo, na final da Copa Libertadores da América, no Maracanã, entre Fluminense e Boca Juniors.

PROGRAMAÇÃO

3/11 - 17h às 22h - Ocupação Ultrasonidos - estreia

Intervenções do percussionista argentino Agustin Rios, do projeto Tambores de América

Debate "Dá-me tu amor - Como anda a relação musical do Brasil com seus vizinhos sul-americanos", com Helena Aragão (mediadora), Luciane Dom (cantora), Danilo Cutrim (cantor do grupo Braza) e Marcelo Castello Branco (UBC, Grammy Latino)

Shows (Fèmina com participação de Jonathan Ferr, e Kaleema com participação de Filipe Catto)

lDJs La Cumbia.

4 e 5/11 - Ocupação Ultrasonidos - 11h às 20h

Filmes, vídeos e instalação

SERVIÇO

ULTRASONIDOS

Futuros - Arte e Tecnologia (Rua Dois de dezembro, 63- Flamengo)

De 3 a 5/11, sextafeira, das 17h às 22h, sábado e domingo (11h às 20h)

Entrada franca