Um ensaio musical sobre a solidão

Trio liderado pelo contrabaixista Fernando Peters lança as três primeiras faixas do próximo álbum

Por

Músico e produtor, Peters tem onga trajetória musical

"Serpentine", "As Diferentes Velocidades da Passagem Do Tempo" e "Quietly Leaving" são as três primeiras faixas do terceiro álbum de Fernando Peters, que chegam à plataformas digitais nesta quarta-feira (22).

Músico, compositor, arranjador e produtor, Peters atua há mais de 30 anos no cenário brasileiro em inúmeras gravações e turnês de artistas diversos como Bebeto Alves, Solon Fishbone, Humberto Gessinger, Fábio Mentz, Nico Nicolaiewsky, Cidadão Quem e Pedro Verissimo.

Aqui ao lado do baterista Júlio Falavigna e do pianista Leonardo Bittencourt, o contrabaixista assume a textura do piano trio, formato consagrado dentro do jazz, mas utiliza tal sonoridade para apresentar composições e estruturas que talvez remetam mais a música popular (Tom Jobim, Astor Piazzolla, Elton John e as milongas do sul do continente) e a compositores eruditos que reinterpretaram suas raízes (como Eric Satie ou Heitor Villa-Lobos).

Batizado de "As Long as We're Pouring our Hearts Out, Let There Be Some Attempt of Beauty in Our Sadness", o álbum é um ensaio sobre solidão e conexões, representadas no caráter melancólico das melodias, mas também nos ruídos e crescentes característicos do rock e nos compassos compostos e polirritmias costurados pela banda de forma orgânica num registro gravado ao vivo, quase sem ensaios. O disco será lançado por inteiro no início de 2024.

Leonardo Bittencourt é pianista e compositor. É formado em música popular pela UFRGS, e estudou performance e composição de jazz na Berklee College of Music, em Boston. Lançou os álbuns "Prospecto" (2015) e "A Margem" (2017) com a banda Marmota, e hoje integra o trio Atairu. Em 2015 recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista.

Julio Falavigna é baterista e multi-percussionista com extensa carreira, trabalhando com artistas do porte de Nei Lisboa, Pedro Tagliani, Jane Duboc, Davi Moraes e, como tablista, nomes como G.S. Sachdev e Sri Hanuman. Também co-produziu quatro álbuns com a pianista e compositora Bianca Gismonti, com quem é casado, acompanhando-a em turnês no Brasil e exterior.