Por:

Muito além das pistas de dança

DJ Meme promove um redesign de músicas criadas há mais de 30 anos | Foto: Divulgação

Há dois tipos de discos de remixes. Aqueles que assassinam as músicas originais e aqueles que as engrandecem. Estamos diante de um caso à parte; "DJ Meme apresenta: Clássicos Reboot vol 1", que foi lançado em novembro de 2022 em todas as plataformas digitais, não apenas engrandece a importância histórica de cada uma das 10 faixas clássicas de música brasileira escolhidas a dedo pelo autor do álbum, mas, acima disso, as devolve para a audiência de hoje tomando todo o cuidado em manter suas almas intactas.

Como o próprio Meme adverte, seu disco não foi pensado exclusivamente para pistas de dança. Trata-se de um redesign de músicas que foram criadas há mais de 30 anos.

O volume 1 do projeto começou a ser concebido durante a pandemia, quando, assim como a imensa maioria dos DJs do planeta, Meme estacionou seu case em casa e passou a ter algo raro para essa categoria de trabalhadores que vive na estrada ou virando noites: tempo livre. Sentou-se em frente do computador e começou a revirar seu próprio acervo de fitas DAT, um tipo de mídia digital que era usada para armazenar sessões de gravação de forma mais compacta e prática do que as fitas de rolo.

E como se deu a escolha das faixas, já que o álbum traz medalhões que nem sempre circulam entre discos de DJs? O próprio Meme é quem conta. "As músicas foram escolhidas como um DJ escolheria a próxima faixa para tocar na pista, porém não é necessariamente um disco para pista. É um álbum de remixes, no qual mostro o arranjo original, mostrando a diversidade daquela música que já é conhecida há mais de 30 anos", detalha.

Junto com "DJ Meme apresenta: Clássicos Reboot" também haverá o lançamento de uma série de vídeos documentais de entrevistas com os artistas e seus produtores, conduzidas pelo próprio Meme e por Charles Gavin.

"Em cada capítulo um artista fala sobre sua música: Ed Motta, Os Paralamas do Sucesso, Vinicius Cantuária, Dalto e Lady Zu. Vamos contar as histórias por trás das músicas contidas no álbum", conta Meme.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.