Por:

Vanessa da Mata se apresenta no sábado no Circo Voador o espetáculo 'Vem Doce'

Vanessa da Mata mostra neste sábado as canções de seu disco mais recente | Foto: Priscila Prade/Divulgação

Vanessa da Mata volta ao Rio neste sábado (16), às 23h, no Circo Voador o espetáculo "Vem Doce", que reúne músicas do seu recém-lançado décimo álbum e clássicos pinçados de seus 20 anos de carreira. um dos destaques desta turnê são os cenários do show, inspirados por grandes nomes do Modernismo brasileiro, como Oswald de Andrade, Lina Bo Bardi, entre outros. A baiana Assucena abre a noite mostrando seu primeiro álbum solo e autoral.

"Esse disco tem uma abordagem meio geral, eu me sinto uma cronista, com crônicas musicadas. Os temas são completamente planejados e juntados de acordo com o que eu acho que é o todo do disco", disse Vanessa à época do lançamento do trabalho.

A proposta inicial não era gravar um disco, e sim quatro canções, que seriam registradas num EP. Dentro do estúdio, porém, Vanessa não resistiu à vontade de ampliar o trabalho e gravou músicas compostas em algumas parcerias e, de quebra, compôs mais coisa. "Esse é meu estilo de fazer música. Cheguei lá e já estava com algumas ideias na cabeça. Aí foi só colocar em prática e gravar", disse.

No total, já eram 21 canções gravadas. "Aí o trabalho era cortar e selecionar as que entrariam no disco", conta Vanessa, que optou pelo viés romântico, algumas situações corriqueiras da vida e uma pitada de crítica social (como se ouve nas faixas "Foice", "Gêmeos" e "Face avesso").

Antes de Vanessa subir ao palco, a plateia do Circo terá a oportunidade de conferir a nova face do trabalho de Assucena, que lançou seu primeiro álbum depois de deixar o grupo As Baías e a Cozinha Mineira.

Inspirada pelas paisagens coloridas que pintam o céu durante o crepúsculo e pela diversidade de gêneros e estéticas que compõem a música brasileira, a cantora e compositora baiana lançou em setembro seu primeiro álbum solo autoral, "Lusco-Fusco", com a produção musical de Pupillo e Rafael Acerbi e direção artística da própria Assucena ao lado da cantora Céu.

Acompanhada pelo multi-instrumentista Rafael Acerbi (violão/guitarra/beats), Assucena apresenta em seu show todas as cores e cantos que compõem seu álbum assim como releituras de canções consagradas da MPB que marcaram sua formação musical, com destaque para a obra de Gal Costa. No repertório, as músicas autorais desse álbum como "Menino Pele Cor de Jambo", "A Última quem Sabe", "Quase da Cor dos seus Olhos", "Nu" e "Reluzente", por exemplo, e ainda uma homenagem à Gal Costa com "Mal Secreto", "Vapor Barato" e "Baby".

SERVIÇO

VANESSA DA MATA - VEM DOCE (Abertura: Assucena - Lusco Fusco)

Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa)

16/12, a partir das 22h

Ingressos: R$ 160 e R$ 80 (meia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.