Por: Affonso Nunes

Amor e gratidão a Cássia Eller no palco - Ana Carolina canta Cássia no Vivo Rio

No palco, Ana Carolina celebra a grandeza artística de Cássia Eller, cantora que ouviu pela primeira aos 16 anos | Foto: Divulgação

Estranho seria se alguém não se apaixonasse por Cássia Eller. É com esse espírito que uma das mais consagradas cantoras do país sobe ao palco para celebrar o repertório da saudosa artista que completaria 61 anos no último dia 10. Pois é. Ana Carolina se veste inteiramente de fã para cantar os incontáveis sucessos eternizados pela voz da até hoje inigualável Cássia. O show da turnê "Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você - Ana Canta Cássia" volta ao Rio, no palco do Vivo Rio, nesta sexta-feira (22), a partir das 22h.

Morta precocemente em 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos, após um infarto do miocárdio - causado por uma malformação de seu coração -. Cássia Eller é seguramente umas das maiores perdas da MPB deste século. Com sua voz potente e timbre único, a cantora dominava vários gêneros, do rock e blues ao jazz, passando baladas e ritmos essencialmente brasileiros como o baião e o coco e o samba de roda. Uma obra complexa, mas de vários sucessos.

Para chegar no repertório, Ana Carolina estudou a extensa discografia da cantora por meses até chegar num setlist ideal que retratasse a grandeza de Cássia Eller. "Tocamos as versões originais à exaustão para entender minuciosamente cada uma delas. Só aí que começamos a repensar em arranjos, para trazer uma releitura que conversasse comigo e que não renunciasse o DNA de Cássia em nenhum momento", destaca.

Mais do que cantar o repertório de Cássia, Ana fará uma viagem pessoal no tempo. O show é uma conexão direta com a jovem garota mineira, que aos 16 anos ouviu Cássia Eller pela primeira vez, apaixonou-se e nunca mais deixou de ser fã de camiseta, como se define. Era "Cássia Eller - Disco 1", álbum de estreia da cantora carioca, e até hoje um dos prediletos de Ana. O impacto foi imediato.

"Eu tive a certeza naquele momento que aquela voz potente vinha pra ficar pra sempre e que jamais haveria outra igual", relembra Ana Carolina.

"São sentimentos muito contraditórios quando penso neste show. Primeiro, jamais imaginei que seria possível um dia poder cantar o repertório da Cássia. Obviamente era um sonho íntimo, desde antes do início da minha carreira", comenta. "Quis o destino que esse projeto surgisse e fosse sugerido justamente para mim", diz Ana Carolina, referindo-se à turnê iniciada no ano passado por ocasião dos 60 anos de Cássia.

"Dentro do meu universo, espero com essa turnê retribuir de alguma forma todo o carinho e acolhimento que recebi da Cássia. Meu desejo é que essa obra e artista tão potentes se

mantenham vivas, conheçam novos públicos e que permaneçam sempre no imaginário do brasileiro. Cássia merece todo nosso amor", observa.

SERVIÇO

ESTRANHO SERIA SE EU NÃO APAIXONASSE POR VOCÊ - ANA CANTA CÁSSIA

Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo)

22/12, às 22h

Ingressos entre R$ 100 e R$ 420

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.