Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Mamonas Assassinas em ritmo de folia

Criado para eternizar o legado dos Mamonas, o Brasília Amarela faz seu ensaio oficial nesta quarta no Teatro Rival | Foto: Pedro Arantes/Divulgação

Os Mamonas Assassinas fizeram história e marcaram gerações. Formada em Guarulhos em 1995, a banda chamou a atenção pela mistura do rock com outros ritmos, além da irreverência nas letras e nos shows. Com uma carreira de pouco mais de oito meses, gravou um único álbum que vendeu mais de 3 milhões de cópias, deixando um legado que dura até hoje na memória de todos.

Em 2014, o produtor Caio Bucker, fã dos Mamonas, decidiu lançar um projeto: o Brasília Amarela, o primeiro bloco no Brasil a homenageá-los, com músicas em versões carnavalescas, em ritmos como samba-enredo, marchinha, frevo, ijexá e o funk. E o bloco oficial comemora 10 anos de folia.

"Mamonas é alegria, e irreverência, é liberdade. E o Carnaval é tudo isso e mais um pouco, então nada melhor do que juntar os dois para cantar, dançar, se divertir e deixar a vida um pouco mais leve", compara Bucker.

Agora em 2024, para comemorar os 10 anos de bloco, uma agenda de shows que começa nesta quarta-feira (24) com o Ensaio Oficial para o carnaval, no Teatro Rival, a partir das 19h.

Em fevereiro, o grupo se apresenta no festival CarnaMango, no domingo de carnaval (11), no Circo Voador, evento que conta também com shows de Dona Onete, Marcelo D2 e Cacique de Ramos, entre outras atrações. O desfile oficial será na segunda (12), a partir de 10h no Largo de São Francisco, no Centro, no palco que também se apresenta o bloco Dinossauros Nacionais.

O Brasília Amarela faz um show que não se limita ao carnaval em uma grande performance. No repertório, além do único disco dos Mamonas, também fazem parte músicas que não chegaram a ser gravadas, e canções bem humoradas de artistas como Charlie Brown Jr e Rita Lee, reafirmando a diversidade de ritmos e estilos musicais.

O samba-enredo, composto por Caio Bucker em parceria com Gustavinho Oliveira e Rodrigo Eduardo, apresenta de forma saudosa a homenagem: "Vem com a Brasília, vamos cantar, Pelados em Santos e Sabão Cra Cra, dançar Vira-Vira com um alemão, minha Arlinda mulher, você me deixa doidão!"

Para Jorge Santana, CEO da marca Mamonas Assassinas e primo do vocalista Dinho, o bloco é uma felicidade só. "Para mim é uma satisfação enorme fazer parte deste projeto com vocês, porque pessoas como vocês ajudam a perpetuar nosso legado. Eu fico muito feliz de estarem há 10 anos realizando esse excelente trabalho", comenta.

O filme que apresenta a história dos Mamonas Assassinas segue em cartaz, reafirmando que este carnaval é o momento de comemorar e saudar os meninos de Guarulhos. "São 10 anos de Brasília Amarela, com muita festa e eventos incríveis, da forma que eles e o público merecem. A memória deles vive!", afirma Caio Bucker.

SERVIÇO

BRASÍLIA AMARELA

24/1: Ensaio oficial do Teatro Rival Petrobras (Rua Álavaro Alvim, 33 - Cinelândia), às 19h

11/2: Festival CarnaMango no Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa), às 18h

12/2: Desfile oficial, com concentração no Largo de São Francisco, a partir das 10h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.