Cinquenta anos após o lançamento original, o clássico "Band on the Run", de Paul McCartney & Wings, ganha uma edição ampliada. A novidade chega ao mercado no próximo dia 2.
"Band on the Run" é um disco superlativo, um dos grandes êxitos da carreira solo de Macca após o fuim dos Beatles. Presente nas listas dos melhores álbuns de todos os tempos há décadas, o álbum acumula vários prêmios. Lançado originalmente em dezembro de 1973, o disco reúne canções imortais, com destaque para a magnética faixa-título; a pulsante "Jet"; a melancólica "Bluebird"; "Let Me Roll It", tocada por Paul com frequência em seus shows; a vanguardista "Picasso's Last Words (Drink to Me)"; e o encerramento climático "Nineteen Hundred and Eighty Five". É, sem dúvida, o lançamento mais bem-sucedido e celebrado do Wings, banda que acompanhou Paul de 1971 e 1981 e teve várias formações. A primeira delas reunia Paul (vocal, baixo e piano), Linda McCartney (vocal e teclado), Denny Laine (vocal, guitarra) e Denny Seiwell (bateria).
Falando sobre a versão sem overdubs (empilhamento de camadas de aúdio), Paul destaca que "este é o 'Band on the Run' de um jeito que você nunca ouviu antes". "Quando você está fazendo uma música e coloca partes adicionais, como uma guitarra extra, isso é um overdub. Bem, esta versão do álbum é o oposto, underdubbed".
Disponível digitalmente, "Band on the Run (Underdubbed)" apresenta as nove músicas clássicas de "Band on the Run" pela primeira vez sem nenhum overdub orquestral. As mixagens "cruas" inéditas foram criadas por Geoff Emerick, com assistência de Pete Swettenham, no AIR Studios, em 14 de outubro de 1973. A lista de faixas, recém-ordenada, abaixo, reflete as fitas analógicas originais descobertas nos arquivos da McCartney Productions Ltd. (MPL), a empresa que trata dos interesses comerciais do músico.
Continua na página seguinte