Rick Wakeman no Brasil
Virtuose do rock progressivo, tecladista fará shows de despedida de turnê solo em Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Curitiba
Um dos gigantes do rock progressivo, subgênero que teve seu apogeu nos anos 1070, o pianista e tecladista britânico Rick Wakeman programou para 2024 a turnê mundial de despedida "The Final Solo Tour". E quatro cidades terão o privilégio de ouvi-lo: Porto Alegre (11/4), São Paulo (12/4), Brasília (14/4) e Curitiba (19/4).
No ano passado o virtuose levou milhares a dois shows que revisitram seu repertório dos tempos de Yes com os músicos do English Rock Ensemble. Após duas apresentações esgotadas no London Palladium, Wakeman o show para a estrada na turnê "The Return Of The Caped Crusader", entre 15 e 28 de fevereiro, em nove cidades do Reino Unido.
O show em duas duas partes apresenta novos arranjos do tecladista para o material clássico do Yes com os músicos Dave Colquhoun (guitarra e vocais), Adam Falkner (bateria), Lee Pomeroy (baixo e vocais), Mollie Marriott (vocal) e Tess Burrstone, Izzy Chase e Nick Shirm (vocais de apoio).
"Fiquei surpreso ao descobrir que poderíamos ter vendido muitas vezes os shows do Palladium e o clamor por shows extras foi avassalador", conta Wakeman em seu site oficial.
Mas a turnê mundial "The Final Solo Tour" é um outro projeto. Nela o músico se apresenta sem banda tocando clássicos do Yes, obras de sua carreira solo e outras peças da sua preferência.
"Sempre planejei parar de fazer turnê no meu aniversário de 77 anos - para aqueles que desejam me enviar um cartão, é 18 de maio - mas há tanta coisa para encaixar antes disso que estou tendo que fazer planos agora e então meus últimos shows solo terão que terminar até essa data. Gostei muito de realizar esses shows solo, mas é hora de fechar o ciclo. "Pretendo trazer o melhor que fiz no passado, além de algumas novas surpresas no caminho, e possivelmente até mesmo um convidado-surpresa se juntando a mim em alguns concertos", adianta Wakeman.
O músico acrescenta que não pretende se apresentar no mesmo local duas vezes durante esta turnê solo. "Então qualquer que seja o local que vocês estejam pensando em vir, será a última apresentação lá. E aproveito esta oportunidade para agradecer a todos e a todos que me apoiaram ao longo desses 53 anos de estrada".