Por: Affonso Nunes

Cliff Korman, um novaiorquino movido a música brasileira

Hábil improvisador e arranjador, Korman bebe da rica fonte rítmica da música brasileira | Foto: Reprodução

Muitos são os músicos estrangeiros fascinados e inspirados pela música brasileira e pela Bossa Nova em particular. Mas poucos deles têm o conhecimento do estadunidense Cliff Korman. O pianista novaiorquino se apresenta nesta quinta-feira (15), às 20h, no Blue Note Rio, com seu show "Brasilified" em que reúne suas leitura jazzísticas para alguns de seus temas favoritos de nossa música.

Suas colaborações musicais com grandes nomes brasileiros como Paulo Moura (1932/2010), Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Ivan Lins solidificaram sua reputação como embaixador da música brasileira. Musicalmente, Cliff Korman combina os ritmos tradicionais brasileiros com harmonias de jazz modernas, resultando numa tapeçaria musical única, o que pode ser conferido nos excelentes "Gafieira Jazz" (2006) e "Mood Ingenuo: Pixinguinha Meets Duke Ellington" (2010), ambos gravados com Paulo Moura.

Desde seu encontro com o saudoso saxofonista no Creative Music Studio's World Music Institute em Woodstock (EUA), Korman desenvolveu inúmeros projetos e pesquisas sobre música brasileira a ponto de atualmente ser professor adjunto na Universidade Federal de Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO) atuando nas disciplinas Harmonia de Teclado, Harmonia em Música Popular, e Técnicas de Improvisação. Coordena o grupo de pesquisa Improvisa e um projeto para digitalizar o acervo de Paulo Moura.

"O Brasil e a cultura musical tem sido muito importante pra mim como artista", repete o pianista, compositor, pesquisador e educador.

Além de seu amor pela música brasileira, Korman é um nome representativo no mundo do jazz fusion. Ao unir o jazz, rock e música brasileira, Korman obteve reconhecimento internacional. Suas habilidades de improvisação e arranjos intricados surpreendem os ouvintes mais atentos.

SERVIÇO

CLIFF KORMAN TRIO

Blue Note Rio (Avenida Atlantica, 1910 - Copacabana)

15/2, às 20h

Ingressos: R$ 120 e R$ 60 (meia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.