Por:

O talento feminino em expansão

Fernanda Takai e participantes do projeto nos bastidores da gravação | Foto: Divulgação UBC

Neste mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, a União Brasileira de Compositores (UBC) lançou a série "Song Camp - Por elas que fazem a música", iniciativa pioneira que destaca e promove o talento feminino na indústria musical. O primeiro episódio já está disponível no canal de YouTube da UBC.

Realizado ao longo de uma semana, em janeiro de 2024, o primeiro song camp exclusivo para mulheres concebido pela UBC foi uma jornada de criação coletiva e empoderamento feminino. O cenário escolhido para este encontro criativo foi o espetacular estúdio Sonastério (MG), onde dez talentosas criadoras — entre compositoras, musicistas, arranjadoras e produtoras — se reuniram para compartilhar suas experiências, inspirações e talentos.

As dez participantes deste projeto inédito são Bruna Souza, Coral, Ju Lazuli, King Saints, Larissa Umaytá, Letícia Fialho, Lio Soares, Livia Nery, Luiza Brina e Nath Rodrigues, todas trazendo diversas origens, gêneros e histórias de vida para a mesa de criação.

A série é composta por quatro episódios, lançados semanalmente, que documentam o processo de criação e a dinâmica de colaboração dessas artistas.

O projeto culminará com o lançamento oficial da música "Deixa Florescer", composta, produzida e gravada durante o song camp, nas principais plataformas digitais, no dia 28 de março, coincidindo com o último episódio da série.

O Song Camp - Por elas que fazem a música não só atingiu sua meta de produção de uma música inédita, mas também ultrapassou expectativas ao compor outras canções ao longo da semana, evidenciando a força e a sinergia do grupo. Fernanda Takai, diretora da UBC e mentora o projeto, esteve presente nos dois últimos dias de criação e expressou sua admiração pelo processo e pelo trabalho desenvolvido pelas participantes, que continuaram sua criação musical mesmo fora do estúdio, reunindo-se na piscina do hotel para seguir compondo.

"Um projeto como este fortalece essa experiência entre mulheres, num ambiente seguro, afetuoso, com excelência técnica, mostrando que as diferenças entre cada uma delas, são seu maior trunfo! Belas canções surgiram, além de uma cumplicidade feminina plural", afirma.

Mila Ventura, gerente de Comunicação da UBC e uma das organizadoras do projeto, ao lado de Carol Crispim, A&R da UBC, destaca o impacto do song camp: "Depois de anos fazendo o relatório Por Elas Que Fazem a Música, denunciando a ainda baixa representação das mulheres em diversas áreas da criação musical, a UBC decidiu agir, dar um passo importante pela inclusão".

A produtora musical, cantora e compositora Luiza Brina, uma das participantes, resumiu a experiência do grupo: "Deu bom. A gente esperava uma sintonia, mas foi muito além. Nasceu algo especial aqui, que vai ficar nas vidas de todas nós".

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.