O Nordeste que canta alto (e forte)

Juliana Linhares e Rodrigo Garcia passeiam pela tradição e modernidade do potente cancioneiro nordestino

Por Affonso Nunes

Juliana e Rodrigo nutrem o amor pelo lirismo árido do cancioneiro nordestino

Das vozes mais imponentes da sua geração, a potiguar Juliana Linhares é um acontecimento nos palcos onde pisa. Sua performance, sempre apoteótica, desta vez retorna em clima intimista tendo como companhia o violonista Rodrigo Garcia. A dupla apresenta neste sábado (9), às 20h e 22h30, no Blue Note Rio, o show "No Raso da Catarina". São releituras fortes do cancioneiro de grandes compositores e compositoras do Nordeste, tantas vezes à margem do interesse da indústria cultural.

O projeto nasceu do amor que ambos partilham pelo lirismo árido das canções nordestinas e pelo desejo de homenagear e afirmar a força dessa região tão fértil quando o asunto é arte. A partir de uma pesquisa acerca do cancioneiro nordestino, Juliana e Rodrigo apresentam ao público os contrapontos entre o tradicional e o contemporâneo, entre a raiz interiorana e os novos baques urbanos, rearticulando as sonoridades das cordas do violão de Rodrigo com o pujante timbre de Juliana.

No repertório, releituras do cancioneiro tradicional nordestino trazendo à luz vozes de navalha distantes do canto aveludado das canções radiofônicas do sul. O duo interpreta Cecéu, Elomar, Jackson do Pandeiro, Ednardo, Oliveira de Panelas, Cátia de França, músicas da própria Juliana, entre outros. Destaques para "Deixei Minha Terra", conhecida na voz de Marinês e "Tesoura do Desejo", de Alceu Valença.

O show "No Raso da Catarina" estreou em junho de 2018 na arena do Sesc Copacabana para uma plateia de quase 300 pessoas. Desde então vem sendo apresentado em espaços alternativos da cidade.

SERVIÇO

JULIANA LINHARES & RODRIGO GARCIA - NO RASO DA CATARINA

Blue Note Rio (Av. Atântica, 1910 - Copacabana)

9/3, às 20h e às 22h30

Ingressos a partir de R$ 60