A paternidade mexeu com Kamasi Washington

Jazzista aborda temas mundanos em 'Fearless Movement', seu próximo álbum, que chega em maio

Por Affonso Nunes

Kamasi diz que a paternidade impactou sua música

Um dos nomes mais significativos da nova geração de jazzistas, o saxofonista Kamasi Washington confirmou para o dia 3 de maio o lançamento de "Fearless Movement", seu próximo álbum. O trabalho vem antecedido pelo single, "Prologue", que estreou junto com um vídeo dirigido por AG Rojas.

No dia seguinte à chegada do disco ao mercado, Washington sai em turnê norte-americana, que começa em 4 de maio em Nova York e termina com sua participação no Hollywood Bowl Jazz Festival, que ele organiza com Herbie Hancock, em 16 de junho.

Em declarações à imprensa estadunidense, o músico tem chamado "Fearless Movement" de seu álbum de dança. "Não é literal. Dança é movimento e expressão e, de certa forma, é a mesma coisa que música — expressar seu espírito por meio do corpo. É isso que esse álbum está propondo", comenta o instrumentista e produtor.

A dança chega neste trabalho como uma forma de expressão corporificada e aponta para uma mudança no processo criativo de Kamasi cujos álbuns anteriores tratavam de ideias cósmicas e conceitos existenciais. Em fase final de produção, o novo trabalho concentra no cotidiano, uma exploração da vida na Terra. Essa mudança de escopo se deve, em grande parte, ao nascimento da filha de Washington, há alguns anos.

"Ser pai significa que o horizonte de sua vida aparece de repente", diz o músico. "Minha mortalidade ficou mais evidente para mim, mas também minha imortalidade - percebendo que minha filha vai continuar vivendo e verá coisas que eu nunca verei. Tive que me sentir confortável com isso, e isso afetou a música que eu estava fazendo", admite.

O álbum apresenta a filha de Kamasi - que escreveu a melodia de "Asha The First" durante algumas de suas primeiras experiências com o piano - bem como uma série de colaboradores novos e antigos. André 3000 aparece na flauta, George Clinton empresta sua voz, assim como BJ The Chicago Kid, o rapper de Inglewood D-Smoke e Taj e Ras Austin do Coast Contra, os filhos gêmeos da lenda da Costa Oeste Ras Kass. O artista também recrutou amigos e colaboradores de longa data, como Thundercat, Terrace Martin, Patrice Quinn, Brandon Coleman, DJ Battlecat e outros.

O álbum também apresenta "The Garden Path", uma música que Kamasi cantou pela primeira vez, fazendo sua estreia no "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon".