Por: Affonso Nunes

O nome dele é Jorge. Seu Jorge

Seu Jorge se define como um cantor e compositor popular que tem o samba como fundamento e bússola | Foto: Divulgação

O TIM Music Noites Cariocas 2024 chega ao fim neste fim de semana com uma programação que faz jus à sua reputação de levar ao anfiteatro do Morro da Urca os grandes nomes da música brasileira e os talentos emergentes. O multitalentoso e multipremiado Seu Jorge encerra a programação neste sábado (27) e o festejado Bala Desejo faz seu "Baile Show" na sexta (26).

Jorge Mário da Silva é o nome do cara. Nasceu, em 1970, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e cedo já sabia que queria ser músico. Passou por diversos empregos desde os 10 anos, foi frequentador de bailes e rodas de samba e logo começou a cantar na noite após uma estreia improvisada num show que Xande de Pilares fazia num barzinho. A turma que gostou tanto do vozeirão do rapaz que Xande quase não volta para concluir sua apresentação.

A vida de Jorge Saiu daria um livro, um filme, um seriado. Saiu de casa aos 19 anos e foi morador de rua por alguns anos, onde fez seu primeiro contato com o teatro. Descoberto pelo clarinetista Paulo Moura, fez um teste para um musical e, desde então, sua vida mudou completamente.

Em 1997, Seu Jorge - apelido dado pelo amigo e baterista Marcelo Yuka (1965-2019), passou a integrar a banda Farofa Carioca, que lançou o CD "Moro no Brasil" (1998), o único com o grupo, em que apresenta uma mistura de ritmos como o samba, reggae, jongo, funk e rap. Participou de diversos projetos, entre eles, disco de tributo a Tim Maia, além da gravação em estúdio e na turnê da banda Planet Hemp, em 2000.

Em 2001, lançou o primeiro disco solo "Samba Esporte Fino", produzido por Mário Caldato e Seu Jorge, mixado e masterizado em Los Angeles (EUA). Daí em diante, experimentou uma trajetória vertiginosa carreira no Brasil e no exterior, empilhando sucesso atrás de sucesso seja como cantor ou ator.

Seu Jorge define a si mesmo como um cantor e compositor popular, que gosta de inúmeros gêneros musicais, mas cujo fundamento é o samba: "O samba é a nossa verdade, nossa particularidade, é nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro".