Jovens virtuoses internacionais do piano se apresentam no Rio

Festival Pianíssimo chega ao Brasil com quatro recitais a partir desta quinta no Copacabana Palace

Por

Can Saraç

Reaberto no ano passado, o elegante teatro do Copacabana Palace abre suas portas, a partir desta quinta-feira (25), para quatro recitais com jovens talentos internacionais do piano. O croata Jan Nikovich, o turco Can Saraç, o italiano Massimiliano Grotto e o russo Dmitry Shishkin são as atrações da temporada brasileira do Festival Pianíssimo, uma iniciativa da GES 2, a Casa da Cultura, fundação russa que trabalha com talentos de várias nacionalidades, em espetáculos itinerantes.

Fundado em 2017, o projeto apresenta as novas gerações de músicos internacionais para o público geral. Contando com apresentações nos principais palcos do mundo, como Teatro alla Scalla, em Milão, e o Carnegie Hall, em Nova Iorque. Além disso, o projeto se notabilizou por realizar apresentações em locais incomuns, a exemplo do Italian Skylight Hall, dentro do Museu Hermitage em São Petersburgo e na GES-2, uma antiga central elétrica localizada no centro de Moscou, transformada em um espaço multicultural reconhecido como um dos mais modernos do mundo.

Os quatro músicos que se aprseentarão na cidade tocarão em um piano de cauda Yamaha, referência em termos sonoros e acústicos.

Vencedor de muitas competições de prestígio, Jan Nikovich abre a programação nesta quinta executando peças de Jean-Phillipe Remeau, W.A Mozart, Claude Débussy, Franz Liszt, Alexander Scriabin e Tchaikovsky. O pianista se aprseenta regularmente por toda a Europa, tanto em recitais quanto atuando como solistas em orquestras de renome. Atualmente é instrumentista da Royal Liverpool Philharmonic, sob a orientação do Maestro Domingo Hindoyan.

Nascido em Istambul, Can Saraç é a atração desta sexta. Trat-se de um pianista emergente, vencedor de vários prêmios em concursos internacionais. Em seu repertório, obras de Franz Lizst, Johannes Brahms e Frédéric Chopin. Com apenas 16 anos, atuou no Carnegie Hall, Nova Iorque, tocou o concerto de Beethoven no Teatro Mariinsky com a Orquestra Mariinsky e, em 2023, tornou-se o mais jovem vencedor do prestigiado Prémio Michelangeli da Piano Academy Eppan, na Itália.

Terceiro músico a se prseentar no Pianíssimo, na quinta-feira (2/5), Massimiliano Grotto formou-se na classe do renomado pianista italiano Massimiliano Ferrati e estudou na Alemanha com o professor Arnulf von Arnim. Ganhou vários concursos e prêmios internacionais, com destaque para o Crescendo, em Nova Iorque, e o Euregio Piano Award, na Alemanha. Em seu recital, o jovem músico apresentará temas de Franz Schubert, Mozart e Beethoven.

Nascido na Sibéria, Dmitry Shishkin fecha a programação do festival. Formou-se na Escola de Música Gnessin de Moscou para crianças superdotadas e estudou na Itália e na Alemanha. Shishkin venceu o Concurso Internacional de Música de Genebra e tocou com a Orquestra de la Suisse Romande. Os críticos celebram sua abordagem musical criativa e única com a qual alia excelência acadêmica com apreço popular. Em seu repertório, obras de César Frank, Piotr Ilitch Tchaikovski, Sergei Rachmaninoff e Serguei Prokofiev escritas para o piano.

SERVIÇO

SÉRIE PIANÍSSIMO

Copacabana Palace (Av. Atlântica 1702, Copacabana)

25 e 26/4 e 2 e 3/5, sempre às 20h

Ingressos entre R$ 50 (meia) e R$ 300