Por:

Ancestralidades repensadas ao som do fado

A musicista lisboeta Marta Pereira da Costa e sua guitarra portuguesa estão entre as atrações do festival | Foto: Divulgação

Em meio a espaços abertos e cenários históricos, músicos brasileirtos e portugueses celebram suas ancestralidades no Festival Fado em Cidades Históricas que promove a lusofonia e conexões criativas com as históricas cidades de Petrópolis e Ouro Preto. O evento proporciona encontros que estreitam vínculos culturais tendo como referência as influências portuguesas, africanas e dos povos originários, com a devida consciência dos fatos, celebrando nossas raízes e memórias, juntando fados, batuques e lundus.

O festival conecta o fado, expoente maior da cultura portuguesa - considerado pela Unesco como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade - a outros Patrimônios Imateriais brasileiros, como o chorinho e o samba. Em Ouro Preto, o fado se encontra também com a cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade.

Entre as atrações lusas do evento, destacam-se a fadista contemporânea Ana Moura, a cantora Raquel Tavares, a musicista Marta Pereira da Costa com sua guitarra portuguesa, que se junta em show inédito à violonista Samara Líbano, acompanhada de seu violão de sete cordas.

E a brasilidade ganha destaque com o bandolinista e compositor Hamilton de Holanda; o Clube do Choro de Belo Horizonte; a concertista Rosana Lanzelotte; e as apresentações da Orquestra Maré do Amanhã do Rio de Janeiro e da Orquestra Padre Simões de Ouro Preto.

O encontro de línguas portuguesas também contará com a presença do musicólogo português Rui Vieira Nery. Para ele, no contexto multicultural do Brasil colonial, os ritmos e os padrões de dança africanos combinam-se com as harmonias e as formas europeias para gerar uma dança cantada de forte sensualidade. Essa música atravessou o Atlântico e se implantou nos bairros populares do porto de Lisboa.

SERVIÇO

FADO EM CIDADES HISTÓRICAS

18 e 19/5 no Palácio de Cristal (Petrópolis)

24 a 26/5 na Fundação de Artes de Ouro Preto

Grátis