Por: Affonso Nunes

Vídeo enigmático gera rumores sobre volta do Oasis

Brigados desde 2009, Liam (de óculos) e Noel têm longo histórico de provocações mútuas desde a época que estavam juntos no Oasis | Foto: Divulgação

Fãs da banda Oasis pelo mundo ficaram eufóricos nesta semana depois que o grupo britânico publicou um vídeo nas redes sociais. Na gravação, que tem 14 segundos, é possível ver uma casa em meio a uma grande área verde.
Alguns seguidores especulam que as imagens aéreas mostram o Sawmills Studio, na Cornualha, onde o Oasis gravou seu álbum de estreia, o aclamado "Definitely Maybe", de 1994, que vendeu 800 mil cópias apenas no Reino Unido na primeira semana de lançamento. O trabalho reúne canções clássicas da banda até hoje como "Live Forever", "Supersonic" e "Cigarettes & Alcohol".
Depois da publicação, os fãs começaram a alimentar expectativas de um possível retorno da banda, que se separou de forma turbulenta em 2009.
"Uma turnê mundial, um single novo e já vai valer muito a pena! Tá na hora de uma reunião hein!", escreveu um internauta. "Aguardando o retorno da melhor banda do mundo!," reagiu outro.
Mas a maioria dos seguidores está propensa a acreditar que a banda deva mesmo é lançar uma reedição do disco "Definitely Maybe" para comemorar os 30 anos de seu lançamento. Apesar disso, uma turnê com a formação original do grupo parece pouco provável.
Isso porque os irmãos Noel Gallagher (guitarra) e Liam Gallagher (vocal), criadores da banda, são brigados e se alfinetam com frequência. No ano passado, Liam anunciou que fará uma turnê para celebrar os 30 anos de "Definitely Maybe", mas sem a participação do irmão.
Desde o fim do Oasis, os dois talentodos (e briguentos) irmãos seguem carreiras solos com relativo destaque, mas sem o brilho do Oasis, que nasceu na cidade industrial de Manchester em 1991, em meio ao movimento Britpop, que revitalizou o rock britânico na década de 1990. Liam e Noel logo se destacaram na cena mundial por sua sonoridade inspirada em clássicos do rock inglês como The Beatles, Rolling Stones e The Kinks, combinando com uma atitude rebelde e contestadora.