Por: Affonso Nunes

Jazz, blues, soul& Paraty

Robin Eubanks | Foto: Divulgação

A charmosa Paraty se prepara para receber atrações nacionais e internacionais em palcos montados no Centro Histórico para mais de 12 horas de música diárias - em um evento totalmente gratuito. O Bourbon Festival Paraty realiza sua 14ª edição neste fim de semana, de sexta a domingo, com abertura na sexta-feira (24), às 20h, quando os jovens músicos da Orquestra Sinfônica de Paraty no Palco Matriz abrem o Festival que terá jazz, soul, blues, folk.

O cantor e compositor Marcos Valle é uma das grandes atrações a subir no Palco Matriz. Aos 80 anos, o ícone da MPB segue mostrando um vigor invejável em suas apresentações, oferecendo ao público um pouco da história, não só da bossa nova, gênero ao qual é invariavelmente associado, mas também da riqueza musical brasileira que o formou como artista e mestre de outros que vieram depois. Sucessos como "So Nice", "Estrelar", "Tudo de Você" e "Samba de Verão", constam no setlist do artista.

Na mesma noite, às 23h30, também se apresenta no Palco Matriz, Terrie Odabi, nova diva do Blues e Soul de São Francisco. Ela esteve no Brasil pela primeira vez em 2019, já com indicações ao Blues Music Award, o "Grammy" do Blues nos EUA pelo álbum "My Blue Soul", lançado em 2016 e considerado um dos 50 melhores álbuns de blues daquele ano. Terrie Odabi é uma cantora pronta para o estrelato.

No sábado está garantida a música preta brasileira com Joabe Reis, renomado jazzista vai subir ao palco com sua banda afiada, e seu inconfundível trombone, para tocar sua mistura de jazz, trap, hip-hop e neo-soul, sobretudo faixas calcadas na sonoridade do seu mais recente álbum "028". O tempero do show será azeitado pela parceria de Robin Eubanks, referência para Joabe e para gerações de músicos de jazz pelo mundo.

O bluesman Fred Sunwalk chega em Paraty às 22h de sábado (25). Radicado na Flórida, um dos principais nomes do blues rock brasileiro com mais de 20 anos de carreira e sete álbuns lançados, o guitarrista, cantor e compositor tem se apresentado nos mais importantes festivais de Blues do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa.

Para fechar o sábado, Paula Lima canta seus hits acumulados em mais de 30 anos de carreira. A cantora tem divulgado as faixas de seu último EP, o "Ao Vivo no Sonastério", projeto que promove a imersão de artistas nas montanhas de Minas Gerais, no estúdio Sonastério, para gravar versões ao vivo de suas músicas. Ela já fez parcerias com nomes como Jorge Ben Jor, Seu Jorge, Emicida, entre outros.

No domingo, em seu último dia, às 20h, o festival recebe o Leo Gandelman Quarteto, liderado pelo renomado saxofonista, flautista, compositor, arranjador e produtor musical com sua música elegante e cheia de camadas. E deixa o público aquecido para Artur Menezes, um dos melhores guitarristas de blues do país, que vai ecoar seus acordes poderosos no Palco Matriz. Encerra os trabalhos no palco, a Soul Boogie Orchestra & Lud Mazzucatti, com seu soul repleto de swing e R&B.

Na orla, o Palco Santa Rita é cenário de boa música ao pôr do sol, com o palco comandado a partir das 14h horas pela DJ Dri Arakake e os Son's de New Orleans". E depois recebe atrações como a Orquestra de Violões de Paraty, jazz e swing com as apresentações de Fábio Amaral Indio & Trio, Luciano Ciranda, La Pompette, Duo Beck & Montanaro, Vera Figueiredo e Taryn Donath.

Além disso, durante os três dias do Festival, os palcos e buskers montados no Centro Histórico da cidade recebem mais de 30 apresentações, incluindo Workshops, "Música na Igreja", a exposição de fotografia "Aqui jazz", a céu aberto, em homenagem aos artistas que participaram de edições anteriores do Bourbon Festival Paraty. Durante os dias de música, cortejos pelas ruas, como os da Orleans Street Jazz Band a partir do meio dia e do grupo Favela Brass (projeto musical de inclusão social com jovens cariocas que retorna na programação após sucesso na edição 2023 do Festival). E pelas praias, a música itinerante com o Jazz na Kombi. Abaixo, programação completa.