Por:

Com as bençãos de Kleiton Ramil

Leandro Bertolo reuniu músicos de peso em seu novo projeto 'Almamaneira' | Foto: Renan Caumo/Divulgação

Compositor, cantor, intérprete e violonista, o gaúcho Leandro Bertolo está de volta com seu mais novo álbum, "Almamaneira", trabalho com produção refinada abençoado por um dos maiores representantes da música gaúcha, Kleiton Ramil, que ajudou a construir a história da MPB nas ultimas quatro décadas ao lado do irmão Kledir.

"Fiquei contente com o convite e acredito, pela nossa convivência, que este título peculiar e muito inspirado, define o artista, o homem que sai do seu cotidiano, do seu casulo, de suas personas e se apresenta de coração aberto, em doze belíssimas canções, revelando-se uma caixa de surpresas com inusitadas nuances", revela Kleiton.

O álbum conta com um seleto elenco de profissionais na técnica e músicos do primeiro time da MPB. Com arranjos de Dudu Trentin, Luis Henrique New e Elias Barboza, saltam aos olhos um luxuoso time de instrumentistas: além do próprio Kleiton Ramil (vocalizes), Marcelo Martins (sax), Jessé Sadoc (trompete), Kiko Freitas (bateria) Gilberto Oliveira (guitarra), João Baptista (baixo), André Siqueira (percussão), e o cantor Marcio Celli são alguns dos que emprestaram seus talentos.

Esse grande elenco refina ainda mais as delicadezas nas harmonias e letras. "Compositor de soluções harmônicas invejáveis, melodias originais e insinuantes, apenas acompanhadas por seu violão de toque precioso, já seria suficiente para arrebatar muitos admiradores", encanta-se Kleiton.

"Almamaneira" chega ao mundo no triste momento em que o estado do Rio Grande do Sul está passando. Não por menos, Bertolo se sensibiliza profundamente e busca redesenhar sentidos. "O ano de 2024 está castigando severamente o nosso Estado através de uma enchente devastadora...a solidariedade aflorada num inesgotável empenho para os resgates e doações demonstra que o amor não encontra limites de atuação. O poder está no amor, o poder é o amor", comove-se.