Um mergulho profundo na obra genial de Belchior
Ana Cañas fecha no Vivo Rio a premiada turnê que resgata o bardo cearense que, para ela, está no mesmo patamar de Chico, Caetano, Milton e Gil
A cantora e compositora Ana Cañas não cansa de repetir que o período que dedicou a interpretar e reler a complexa obra do Belchior foi marcante em sua carreira. Tudo começou há três anos com uma live na pandemia, quase que como um estudo. Virou fenômeno de audiência no YouTube, disco bancado por uma campanha de financiamento coletivo e desaguou numa premiada turnê com mais de 180 shows e 100 mil espectadores, que ainda ganhou um DVD. Neste domingo, a artista paulistana encerra esse ciclo com apresentação neste domingo, às 20h, no Vivo Rio, com participação especial de Ana Carolina.
"Eu me transformei totalmente cantando esse repertório. Me atingiu no cerne, na alma. Essa turnê me emocionou tanto... é o momento mais bonito de toda a minha carreira! Encerrá-la com apresentações especiais em casas incríveis, acima de tudo, é o que o Belchior merece! Vai ser muito emocionante!" diz Ana.
Em outras ocasiões, como por exemplo em São Paulo, a cantora dividiu o palco com uma outra grande estrela da mpb: Ney Matogrosso.
Emoção, visceralidade, entrega e paixão são algumas palavras usadas pelo público para descrever o êxito do show que, além de clássicos como as faixas "Como Nossos Pais", "Sujeito de Sorte" e "Velha Roupa Colorida" no repertório mostra uma canção até agora inédita de Belchior chamada "Um Rolê No Céu", que foi dada de presente à ela pelos filhos do compositor.
"Quando eu fiz a primeira live eu não imaginava que eu fosse viver o Belchior. É importante dizer que o Brasil tem o Belchior no coração por tudo que eu vi atravessando país. Ele está no nosso panteão das coisas mais importantes que já foram feitas. Sua obra é monumental pois ele é um poeta genial e na minha humilde opinião precisa ser alçado ao lado dos cantores que celebramos como Chico, Milton, Caetano, Gil e Rita Lee. Belchior raramente é citado quando falamos dos maiores", disse a cantora em entrevista ao Correio Braziliense na ocasião do lançamento do DVD.
Ana estará acompanhada pelos músicos Fabá Jimenez (guitarra e violão), Rovilson Pascoal (violão), Bruno Marcucci (teclado), Estevan Sinkovitz (baixo) e Douglas Maiochi (bateria).
SERVIÇO
ANA CAÑAS CANTA BELCHIOR
Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo)
26/5, às 20h | Ingressos entre R$ 40 (meia) e R$ 220