Por: Affonso Nunes

Quem me dera agora... Edu Lobo e Zé Renato regravam 'Ponteio', clássico da Era dos Festivais

Zé Renato e Edu Lobo durante a gravação da nova versão de 'Ponteio' | Foto: Memeca Moschkovich/Divulgação

Clássico do repertório do mestre Edu Lobo, "Ponteio" ganhou uma nova versão, gravada especialmente para a trilha sonora da novela "No Rancho Fundo" (TV Globo). A nova versão marca o encontro de Edu com cantor e compositor Zé Renato, convidado pelo compositor para um dueto memorável já disponível nas plataformas digitais.

Os dois têm longa relação musical visto que o grupo Boca Livre (do qual Zé Renato faz parte) despontou nacionalmente em turnê nacional com Edu pelo saudoso Projeto Pixinguinha.

Há quase 60 anos "Ponteio" venceu o III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, na interpretação que reuniu a Marilia Medalha, Edu Lobo, o grupo Momento Quatro (do qual faziam parte David Tygel e Maurício Maestro, colegas de Zé Renato no Boca Livre, Zé Rodrix e Ricardo Villas) e os músicos do Quarteto Novo, formado por Hermeto Pascoal (piano e flauta), Heraldo do Monte (violão e guitarra), Théo de Barros (contrabaixo e violão) e Airto Moreira (percussão). Uma histórica reunião de talentos que assina coletivamente um dos melhores arranjos aprsentados num festival.

A melodia de Edu Lobo em "Ponteio" se pauta da tradição da viola sertaneja numa releitura moderna da estrutura do baião e a letra de Capinam usa elementos da cultura popular para falar sobre a luta pela liberdade e a esperança nos anos de chumbo com seu forte refrão "Quem me dera agora / Eu tivesse a viola pra Cantar" que, curiosamente, era a única contribuição de Edu na letra já que foi o ponto de partida da composição.

"Quando surgiu esse convite do Edu eu fiquei muito feliz. Impossível não lembrar da gravação original no festival, que assisti na época sem jamais imaginar que um dia cantaria com o David e o Maurício. E toda essa história que o Edu tem com o Boca Livre, de ter sido tão importante na nossa trajetória. E tudo isso veio à mente ali no estúdio, gravando com ele, um ídolo", conta Zé Renato.

Com um arranjo primoroso e piano do maestro Cristóvão Bastos, a gravação feita no estúdio da Biscoito Fino conta com a participação dos músicos Paulo Aragão (violão), Jorge Helder (contrabaixo), Mauro Senise (flauta) e Jurim Moreira na bateria.