Por:

Eminem reaparece após quatro anos sem lançamentos

Eminem em cena do clipe de 'Houdini' | Foto: Reprodução YouTube

Sem lançar álbuns desde 2020, Eminem retorna com "Houdini", um single contundente acompanhado de um vídeo repeleto de convidados especiais. O lançamento é a primeira amostra de "The Death of Slim Shady (Coup De Grâce)", seu 12º trabalho de estúdio, que será lançado nos próximos meses. O clipe termina com o mágico David Blaine comendo uma taça de vinho e o rapper declarando: "Bem, como meu último truque, vou fazer minha carreira desaparecer".

"Houdini" foi produzida pelo próprio Eminem e, bem de acordo com o tema, traz um sample do sucesso de 1982 da Steve Miller Band, "Abracadabra".

O clipe imagina o personagem antagonista de Eminem (slim Shady) sendo trazido por um portal até os dias atuais e ficando confuso e perturbado com o que vê em 2024. Ele então parte em missão, determinado a transformar a era moderna em um lugar mais adequado à sua visão de mundo única. Somente o alter ego de Eminem (Rap Boy) pode salvar o mundo de Shady, juntamente com seu mentor, o lendário Dr. Dre.

Em um esforço para neutralizar essas ações nefastas, as coisas dão errado e uma versão híbrida profana de Eminem é criada. O Dr. Dre não fica muito animado com os resultados e, às pressas, deixa o híbrido Shady para continuar sozinho... até que um estranho errante se junta a ele e assume o controle.

Dirigido por seu colaborador de longa data Rich Lee, o vídeo de "Houdini" remete livremente aos clipes de Eminem, como "Without Me", de Joseph Khan, e "Real Slim Shady", de Phillip Atwell.

"Houdini" está repleto de participações especiais, incluindo Dr. Dre, Pete Davidson, Snoop Dogg, 50 Cent, Jimmy Iovine, Grip, Westside Boogie, Denaun Porter, Royce 5' 9", Paul Rosenberg, The Alchemist, EZ Mil, Ryan Keely, Samantha Mack e o comediante Shane Gillis. A IA generativa usada no vídeo foi criada pela Metaphysic.

"The Death of Slim Shady (Coup De Grâce)" será o primeiro álbum de Eminem desde "Music to Be Murdered By", que não apenas alcançou o topo da Billboard 200, mas também foi o décimo álbum do artista a conseguir a façanha. O novo trabalho tem uma lista de convidados que abrange várias gerações e gêneros, desde Dr. Dre até Ed Sheeran e Juice Wrld.