Por: Affonso Nunes

'Milton & Esperanza' tem mais uma faixa revelada

Milton Nascimento e Esperanza Spalding | Foto: Divulgação

Com lançamento agendado para 9 de agosto, o álbum "Milton & Esperanza" - um projeto colaborativo de Milton Nascimento com a contrabaixista, cantora e compositora cantora estadunidense Esperanza Spalding - é cercado de expectativa lançada hoje. No último fim de semana, o single "Um Vento Passou (para Paul Simon)", uma das faixas do álbum, chegou às plataformas musicais. Milton faz um inspirado dueto Paul Simon, a quem a canção é dedicada.

Inspirado por sua longa amizade com o músico norte-americano, Milton escreveu a música recentemente e a letra é assinada por Márcio Borges, parceiro de longa data de Milton desde os tempos de Clube da Esquina.

A faixa ainda vem acompanhada de um vídeo, no qual Esperanza (responsável pelos arranjos e produção musical do trabalho) compartilha um pouco da história especial por trás de faixa - como Milton a escreveu pensando em Simon, as conexões entre os três artistas e como Simon aprendeu a cantar a letra em português.

"Milton & Esperanza" reúne 16 faixas gravadas entre Brasil e Estados Unidos ao longo de 2023. Cinco faixas são da autoria do brasileiro repertório inclui cinco composições de Milton. São elas: "Outubro" (Milton e Fernando Brant, 1967), o primeiro single divulgado do disco; "Saudade dos Aviões da Panair" (Milton e Fernando Brant, 1974), regravada com a cantora britânica Lianne La Havas, o violonista Lula Galvão e os cantores Tim Bernardes e Maria Gadú; "Morro Velho" (Milton, 1967), com a moldura instrumental da Orquestra Ouro Preto; "Cais" (Milton e Ronaldo Bastos, 1972) está alocada na segunda faixa do disco.

"Saci", de Guinga e Paulo César Pinheiro, ganhou nova versão com a participação de Guinga. O disco traz também releituras de músicas dos Beatles, de Michael Jackson (1958 - 2009) e de Wayne Shorter, todas com a sofisticação jazzística dos arranjos de Esperanza.

Fã declarada da música brasileira, Esperanza Splading acumula trabalhos com outros artistas brasileiros, tais como Djavan, Guinga, Ana Carolina e Hermeto Pascoal. Em 2010, participou de seu álbum "Chamber Music Society" cantando uma faixa e, no ano seguinte, dividiram o palco numa apresentação histórica no Rock in Rio.