Por: Affonso Nunes

Front, os globetrotters do Rock Brasil

Ricardo Palmeira, Rodrigo Santos e Nani Dias no Wisseloord Studio, na Holanda | Foto: Pedro Paulo Carneiro/Divulgação

No melhor estilo dos power trios, os músicos Rodrigo Santos (baixo e vocais), Nani Dias (guitarra, vocais e programação de bateria) e Ricardo Palmeira (guitarra) - amigos desde os anos 80 quando já atuavam no pop rock nacional tocando com Lobão, Barão Vermelho, Kid Abelha, João Penca, Léo Jaime, Paulo Ricardo e Cazuza - formam o grupo Front que sobe ao palco do Manouche nesta quinta-feira (4), às 21h, para o show de lançamento do álbum "Metrópolis".

O mais novo trabalho do grupo foi gravado no Metropolis Studios, em Londres, e faz parte do ambicioso projeto autoral da banda de gravar cinco álbuns com início no fim do ano passado. O primeiro, "Tempo/Espazo e Espazo/Tempo", foi gravado no Mega Estúdio, no Rio e os álbuns seguintes fioram tomando forma em estúdios icônicos da Europa: o Hansa Studio, em Berlim (Alemanha) e o Wisseloord Studios, em Hilversum (Holanda), resultando nos ábuns "The Hansa Album" e "Dutch XX", respectivamente.

O projeto do grupo de gravar cinco álbuns e clipes em estúdios variados começou com a ida de Rodrigo e Nani ao estúdio Abbey Road, em Londres para gravar com a banda os Britos. A viagem acabou inspirando e despertando a vontade de se aventurar pelos estúdios icônicos da Europa, por onde passaram David Bowie, U2 ,Rolling Stones, Queen, Elton John, Adele, Madonna, Amy Winehouse, Sting,Tina Turner, Harry Styles, Stevie Wonder, The Police,entre muitos outros astros internacionais.

"Tem sido uma experiência incrível gravar nesses estúdios. Tudo começou em Abbey Road em 2022, quando vimos que realmente o equipamento, os técnicos e a atmosfera que envolve cada estúdio e suas histórias, também influenciam na vibe da gravação", destaca Rodrigo.

"Numa época em que os home studios dominam o mercado musical, retornar às origens das grandes salas onde foram captadas e registradas grandes performances dos maiores artistas da história, nos dá uma responsabilidade em busca de uma energia mágica que só esses templos sagrados podem nos dar", completa conta Nani.

Toda a pré-produção, produção, filmagem, gravação e mixagem dos álbuns foi feita pelo trio, que contou também com a ajuda dos familiares na produção de conteúdo digital, fotografia, backing vocal e guitarra em algumas faixas. A filmagem e edição dos clipes ficou a cargo de Pedro Paulo Carneiro.

O repertório do show foca no álbum "Metrópolis", lançado recentemente, como "Ao Menos Uma Vez", "Bom Final", "La Nave" e "Loop Numa Pista de Esqui" - todas compostas por Rodrigo Santos, Nani Dias e Ricardo Palmeira - além das músicas dos álbuns anteriores, mesclando as versões do grupo para sucessos de Lulu Santos, Barão Vermelho e Santana para completar a noite.

SERVIÇO

FRONT | METROPOLIS

Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, - subsolo da Casa Camolese) | 4/7, às 21h

Ingressos: R$ 140 E R$ 70 (ingresso solidário, levando um quilo de alimento não perecível ou livro, a ser doado para os refugiados do Rio Grande do Sul)