Por:

Inverno aquecido por música

Ney Matogrosso apresenta nesta sexta show de sua turnê Bloco na Rua | Foto: Divulgação

Os cariocas não gostam de dias nublados e "sofrem" no inverno e por isso mesmo não dispensam o calor humano. Essa é a proposta do do I Love PRIO Festival de Inverno, que promove sua sétima edição entre os dias 5 e 14 na Marina da Glória. Serão seis dias de evento, 22 atrações musicais, mais de 60 horas de shows e ativações com experiências inéditas.

Para quem não quiser encarar a brisa fria que vem da Baía de Guanabara, o Canal Brasil vai transmitir o evento ao vivo e com exclusividade na TV e no streaming, para todo o país, com cobertura jornalística com entrevistas e bastidores do evento.

Marcelo D2 abre a primeira noite do I Love PRIO Festival de Inverno nesta sexta-feira (5) com o show "Marcelo D2 e Um Punhado de Bamba" em que mostra canções do seu último disco, "Iboru", além de grandes sucessos de sua carreira e da história do samba, com sua linguagem musical única.

Na sequência, Ney Matogrosso coloca o Bloco na Rua, com um setlist que destaca a diversidade do seu repertório: "Eu quero é botar meu bloco na rua" (Sérgio Sampaio), "A Maçã" (Raul Seixas), "Álcool (Bolero Filosófico)", "O Beco" (Herbert Vianna/Bi Ribeiro) e "Mulher Barriguda" (Solano Trindade/João Ricardo) são algumas das músicas escolhidas. O figurino, sempre aguardado com expectativa, foi criado sob medida pelo estilista Lino Villaventura. A banda afiada reune Sacha Amback (direção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone).

As canções do último álbum "Sobre Viver" pontuam o show de Criolo, que encerra a noite de sexta na Marina da Glória. O disco reforça que o rap é o princípio de tudo e é ele quem dá a caneta nas composições, mas o som e a musicalidade se desdobram em múltiplas referências, seguindo a vocação dos trabalhos que colocaram o artista no centro do mapa da música brasileira. E, também, da música mundial: Criolo venceu o Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, com "Distopia", de Planet Hemp & Criolo. Sobre Viver foi indicado em duas categorias na mesma premiação. 

 

Rock no sábado e samba no domingo

Aprogramação do segundo dia do festival começa com o poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes, que coleciona sete álbuns com a antiga banda e outros 18 em carreira solo. O repertório especial para o show traz canções como "A Casa é Sua", "Socorro", "O Pulso" e "Comida" - de sua fase nos Titãs -, além de "Passa em Casa", sucesso dos Tribalistas, projeto quer criou com Marisa Monte e Carlinhos Brown.

"Frejat Ao Vivo" é um passeio pela trajetória do cantor e compositor, uma espécie de viagem biográfica musical de Frejat. O repertório do show reúne alguns de seus maiores sucessos "turbinados" e com energia renovada. A apresentação revela as muitas facetas da personalidade musical de Frejat em canções pop sofisticadas, baladas bluseiras, MPB revisitada e rock´n roll do bom. Quem melhor define "Ao Vivo" é o próprio Frejat: "É um show cheio de sucessos pra gente cantar, dançar e se divertir muito".

Na companhia da banda Os Infernais, Nando Reis encerra a segunda noite do evento com os grandes clássicos de seus 40 anos de carreira. O repertório do show permeia todas as fases do cantor e compositor, traçando um retrato de sua trajetória. Há sucessos gravados com os Titãs, além de hits de sua autoria que se tornaram famosos gravados por outros artistas, como "Dois Rios", escrita com Samuel Rosa e Lô Borges e lançada pelo Skank; "Onde Você Mora", parceria com Marisa Monte eternizada pelo Cidade Negra; e "O Segundo Sol", gravada por Cássia Eller.

Alcione sobe ao palco do I Love PRIO no domingo (7) com o show "50 anos de Música". Criada ouvindo os grandes cantores dos anos 1970, nacionais e internacionais, a Marrom sempre transitou entre os variados gêneros e estilos musicais: samba, jazz, bolero, reggae e canções românticas. E apesar de ser tratada como sambista, adora gravar e interpretar o que lhe convém e emociona. Sua galeria de hits é imensurável: "Não Deixe o Samba Morrer", "Sufoco", "Você Me Vira a Cabeça", "A Loba", "Meu Ébano", "Mulher Ideal", "Garoto Maroto", "Estranha Loucura", "Nem Morta", "Além da Cama", "Faz Uma Loucura Por Mim", "Gostoso Veneno", dentre outras dezenas de sucessos.

Maria Rita, acompanhada pelos músicos Leandro Pereira (violão 7 cordas), Fred Camacho (banjo e cavaquinho), Vinícius Feijão (pandeiro), Jorge Quininho (percussão) e Adilson Didão (percussão), leva para o palco seu consagrado "Samba da Maria". O repertório do show traz sucessos de sua discografia, como "Tá Perdoado", "Maltratar Não é Direito" e "Num Corpo Só", além de clássicos imortalizados nas vozes de grandes nomes da música brasileira, como Beth Carvalho ("Vou Festejar"), Jorge Aragão ("Coisa de Pele", "Lucidez"), Clara Nunes ("Juízo Final"), Gonzaguinha ("É", "O Homem Falou"), Elis Regina ("O Bêbado e a Equilibrista") e Arlindo Cruz ("O Meu Lugar"), entre outros.

Com seu vozeirão, o carismático Péricles encerra o primeiro fim de semana do festival, mesclando músicas que fazem parte do DNA do artista com outras com uma concepção mais atual, o cantor e compositor apresenta o repertório do seu último álbum, "Calendário", com faixas como "Ainda Me Iludo", "Daquele Jeitão", "Suspeitei do Cara", "Na Minha Pele", "Fiquei no Quase", "Essa Não" e "Desculpe o Auê", uma linda homenagem a Rita Lee.

SERVIÇO

I LOVE PRIO FESTIVAL DE INVERNO

Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/nº)

5 a 14/7, sextas (19h), sábados (17h) e domingos (15h)

5/7: Marcelo D2, Cortejo da Orquestra Voadora, Ney Matogrosso e Criolo - DJ Tamy (abertura e intervalos)

6/7: Arnaldo Antunes, Cortejo da Orquestra Voadora, Frejat e Nando Reis - DJ Nicole (abertura e intervalos)

7/7: Alcione, Cortejo da Orquestra Voadora, Maria Rita e Péricles - DJ Helen Sancho (abertura e intervalos)

12/7: Marina Sena, Cortejo da Orquestra Voadora, Vanessa da Mata e Liniker - DJ Tamy (abertura e intervalos)

13/7: Pato Fu, Cortejo da Orquestra Voadora, Ana Carolina canta Cássia Eller e Pitty - DJ Nicole (abertura e intervalos)

14/7: Cortejo da Orquestra Voadora, Xande de Pilares, Ferrugem e Thiaguinho - DJ Helen Sancho (abertura e intervalos)

Ingressos a partir de R$ 140 (4º lote) no www.ingresse.com