Por:

Ancestralidade é posto

Selma Candeia, Nilcemar Nogueira e Vera de Jesus formam o Matriarcas do Samba | Foto: Divulgação

A força feminina do samba é a grande protagonista do novo show que as Matriarcas do Samba levam ao palco do Teatro Rival Petrobras nesta sexta-feira (5). O grupo é ancestralidade pura. Formado por Nilcemar Nogueira (neta de Cartola), Vera de Jesus (neta de Clementina de Jesus) e Selma Candeia (filha de Candeia), o grupo apresenta o espetáculo "Pérolas negras do samba", com um roteiro dedicado a sucessos eternizados por compositoras e intérpretes que se tornaram referências na história de lutas e conquistas do samba e, também, da presença da mulher no mais genuíno gênero musical brasileiro.

No repertório, novos arranjos de clássicos de Dona Ivone Lara, Alcione, Leci Brandão, Elza Soares, Clara Nunes, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra. A noite contará ainda com participações de convidadas especiais, como Ana Costa, Tia Surica, Criss Massa e Flávia Saolli.

"O espírito de nossos shows é o de valorizar a tradição e nossos mestres ancestrais. O Matriarcas é também uma forma de levar à frente lutas que vão além da cultura e da arte - como o combate ao racismo e a valorização das mulheres", destaca Nilcemar.  

"Eu sinto uma alegria e uma saudade enormes dos encontros raízes que presenciei, sem sem ter noção, naquela época, da importância e do legado de nossos pais e avós. O grupo representa o resgate dessa memória, do samba, da vida, do cotidiano dos nossos ancestrais", completa Selma Candeia.

As apresentações das Matriarcas não se resumem ao repertório. No palco, as herdeiras esbanjam com humor ao contar histórias de de seus antepassados, gigantes do samba.

SERVIÇO

MATRIARCAS DO SAMBA | PÉROLAS NEGRAS DO SAMBA

Teatro Rival (Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia) | 5/7, às 19h30

Ingressos entre R$ 50 (meia) e R$ 120