Por:

Sopros apimentados

Carlos Malta e os jovens músicos que o acompanham em 'Pimentinha Sessions' | Foto: Daniele Yanes/Divulgação

Por Affonso Nunes

Um dos mais talentosos músicos de sopro do país, Carlos Malta e banda se apresentam nesta terça-feira (8), às 20h, no Espaço EcoVilla Ri Happy - Teatro Tom Jobim, no jardim Botânico, com show que reúne o repertório dos álbuns "Pimenta" (2000) e "Pimentinha Sessions" (2024) em que produziu versões com sofisticados arranjos instrumentais para canções eternizadas na voz de Elis Regina (1945-1982).

"Promover a circulação desse som, trazer a memória da Elis para as novas gerações, reforçar a natureza das canções, a beleza da harmonia, a coisa interessante do ritmo, as melodias rebuscadas. Era isso que Elis buscava no seu trabalho de interpretação e é isso que estamos buscando com este projeto: levar esse som ao público" - explica Malta que, no último fim de semana, lançou un videoclipe com a faixa "Alô, Alô, Marciano", composta por Rita Lee (1947-2023) e Roberto de Carvalho e que Elis gravou em seu álbum "Saudade do Brasil" (1980).

Primeira incursão de Malta no repertório de Elis, o álbum "Pimenta" foi relançado este ano para efeito de inclusão nas plataformas digitais. Com dez faixas, o trabalho se debruça sobre um repertório mais convencional de Elis com releituras para "Garota de Ipanema" (Tom Jobim / Vinicius de Morais) e "O Bêbado e a Equilibrista" (João Bosco / Aldir Blanc), entre outras.

Se no álbum original Malta gravou com com músicos de sua geração, em "Pimentinha Sessions", ele escolheu a dedo uma banda de músicos bem mais novos que ele como o pianista Antonio Fischer-Band, de 26 anos; o baixista Giordano Gasperin, de 33; o guitarrista Haroldo Eiras, de 27; o cantor Matu Miranda, de 29, nos vocalizes; o saxofonista Antonio Sechin, de 27; e o baterista Fofo Black, de 38. O repertório desse segundo álbum também foge do mais tradicional de Elis, seguindo por uma linha de lado B com releituras instrumentais de faixas como a já citada "Alô, Alô Marciano", "Trem Azul" (Lô e Márcio Borges), "Aprendendo a Jogar" (Guilherme Arantes) e "Se Eu Quiser Falar com Deus" (Gilberto Gil).

A apresentação contará também com participações especiais de músicos que gravaram o álbum "Pimenta" e que tocam há mais de 30 anos com Malta: Augusto Mattoso, no contrabaixo acústico e Cliff Korman, no piano. E trazendo uma representatividade feminina para compor este tributo à Elis no palco, uma voz poderosa: a cantora carioca Ilessi.

SERVIÇO

CARLOS MALTA | PIMENTA, PIMENTINHA

9/7, ás 20h

Espaço EcoVilla Ri Happy - Teatro Tom Jobim (Rua Jardim Botânico, 1008)

Ingressos: R$ 80