Por:

Lyra de saudades

Membro da geração da Bossa Nova, Lyra foi compositor do primeiro time da MPB | Foto: Livio Campos/Divulgação

Chegou às plataformas de música nesta terça-feira (9) o álbum que reproduz na íntegra o projeto "Carlos Lyra - 50 anos de música", show lançado em DVD há exatos 24 anos. Gravado no icônico Canecão, extinta casa de shows de Botafogo, o espetáculo celebrava os 50 anos de carreira de Carlos Lyra (1933-2023) à época, e seu registro permanecia inédito no streaming. As imagens captadas no show também estão disponíveis no canal oficial da gravadora Biscoito Fino no Youtube.

Considerado o maior criador de melodias da Bossa-Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra reuniu clássicos de seu repertório neste espetáculo, como "Minha Namorada", "Coisa Mais Linda", "Primavera" (todas com Vinicius de Moraes); "Lobo Bobo" e "Saudade Fez um Samba", com Ronaldo Bôscoli; "O Negócio é Amar", com Dolores Duran; "Aruanda", com Geraldo Vandré, além de canções que compôs sozinho, como "Maria Ninguém", "Influência do Jazz", "Um Abraço no João" e "Tem Dó de Mim".

O registro histórico conta ainda com a participação de amigos de geração e de Bossa, como Marcos Valle, Leny Andrade, Os Cariocas (com o saxofonista Leo Gandelman), Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato (com Emílio Santiago). Artistas como Ivan Lins, Antônio Adolfo, Miúcha, Leila Pinheiro e Toni Garrido completam o time de convidados, ao lado da filha, Kay Lyra, e do sobrinho Claudio Lyra, cantor e compositor.

O lançamento de "Carlos Lyra - 50 anos de música" nas plataformas digitais é também uma homenagem ao compositor - que nos deixou em dezembro de 2023, aos 90 anos -, dono de uma obra imponente, para muito além da Bossa Nova que ajudou a criar.