Por:

Um mergulho no universo sonoro de Maurício Pereira

Maurício Pereira e e o pianista Daniel Szafran durante o show que parte do repertório consagrado do álbum 'Mergulhar na Surpresa' e de outras canções que povoam as criações e referências do compositor paulistano | Foto: Hugo Takemoto/Divulgação

Celebrando os 25 anos do lançamento de seu emblemático álbum "Mergulhar na Surpresa", seu segundo trabalho em carreira solo, o cantor e compositor Maurício Pereira se apresenta no Manouche nesta quinta-feira (11) em show intimista no formato piano, sax e voz. O artista paulistano é reconhecido por sua versatilidade musical e letras poéticas desde os tempos d'Os Mulheres Negras.

Lançado em 1998, este álbum mostra a maneira contemporânea, pop, poética e fortemente paulistana que Maurício tem para escrever canções, que influenciou vários compositores emergentes da cena paulistana e nacional no início dos anos 2000.

Compositor, cantor e saxofonista, Maurício tem oito discos gravados, sendo "Micro" o mais recente (2022) e músicas gravadas por Metá Metá, Maria Gadu, João Donato e A Banda Mais Bonita da Cidade, entre outros.

Nos anos 1980, com o músico André Abujamra, criou a banda Os Mulheres Negras, que gravou dois discos pela gravadora Warner Music. Em paralelo à sua carreira solo, nos anos 1990, foi cantor do "Fanzine", programa diário da TV Cultura de São Paulo, apresentado pelo escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva, onde cantou mais de 600 músicas em dois anos de participação. Ainda nos anos 1990, fez o primeiro show ao vivo transmitido pela internet brasileira, no Centro Cultural São Paulo, em 1996.

Além de músico, produz discos, dá palestras e oficinas de canção. Durante alguns anos foi apresentador do programa itinerante de formação de público da Sociedade de Cultura Artística, o "Ouvir para Crescer", além de trabalhar como repórter na TV Futura e TV Sesc. Atualmente apresenta semanalmente o programa "Música Falada", uma conversa musical sobre tudo aquilo que letras e acordes são capazes de nos proporcionar, na rádio Eldorado em São Paulo.

Nesse show o destaque é a parceria forte entre Maurício e o pianista Daniel Szafran, que com seu toque absolutamente pessoal deu uma sonoridade bastante particular - lírica e rock'n'roll ao mesmo tempo - para as canções de Pereira. No repertório não faltam as favoritas do público, como "Um Dia Útil", "Pan y Leche" e "Imbarueri", e as parcerias entre Maurício e Daniel (posteriores ao Mergulhar) "Outono no Sudeste" e "Pra Marte", um samba de piano a mil por hora com pitadas de pop e rock'n'roll.

Ou as inventivas versões de Maurício para clássicos do pop (Rolling Stones e Beatles), do jazz (Gershwin e Hank Williams), além de releituras pra lá de originais de obras tão distintas entre si como as do sambista Paulinho da Viola e dos sertanejos Tonico e Tinoco. Todo esse universo compõe o caldeirão de influências de Maurício, que também é pai dio igualmente talentoso Tim Bernardes, um dos grandes destaques da novíssima MPB.

"Este show do Mergulhar é bem diferente do disco, rolam coisas nele que não estão no disco e vice-versa. Fiz este álbum nos anos 1990, uma safra parruda de canções artesanais. Agora tô acompanhado pelo parceiraço Daniel Szafran no piano (e põe piano nisso…). Caímos na estrada com esse show ultimamente e vi que ele tá envelhecendo bem (eu juro). As canções, o canto, o toque, vão amaciando (ou endurecendo) que nem cachaça: lento, miúdo, marvado. É o pop descansado nos tonéis naturais do tempo", conta Maurício, com bom humor e ansioso para rever o público carioca.

Na bagagem, Maurício traz também exemplares do livro "Minha Cabeça Trovoa", lançado no ano passado pela Editora Mireveja, em que compila todas as letras de suas canções e conta algumas histórias sobre seu processo criativo.

SERVIÇO

MAURÍCIO PEREIRA | MERGULHAR NA SURPRESA - 25 ANOS

Manouche (Rua Jardim Botânico, 983 - 983, - subsolo da Casa Camolese)

11/7, às 20h30

Ingressos: R$ 140 e R$ 70 (ingresso solidário - levando um quilo de alimento não perecível ou livro, a ser doado para o Rio Grande do Sul)