Por:

Tem tabelinha e 'Linha de Passe'

Nilze Carvalho recebe o craque João Bosco e seu inconfundível violão em mais um single que antecipa seu próximo álbum | Foto: Márcio Monteiro/Divulgação

Enquanto não chega o aguardado álbum "Nos Combates da Vida", a cantora, instrumentista e compositora Nilze Carvalho lança mais um single do novo trabalho. Desta vez trata-se de uma regravação para "Linha de Passe", um clássico dos anos 1970 composto por João Bosco, seu eterno parceiro Aldir Blanc (1946-2020) e Paulo Emílio.

João faz espetacular participação especial na faixa e subverte a própria melodia em um canto surpreendente, acompanhado, como sempre, de seu inconfundível violão, uma das batidas mais impressionantes da MPB. O cavaquinho de Nilze Carvalho chega somando, a cada acorde.

O arranjo é assinado pela trinca formada por Nilze, João Bosco e pelo músico Diego Zangado, que leva seu "samba de bateria" para a canção. O álbum completo estará nas plataformas no próximo dia 18 com show de lançamento no dia seguinte em show no Teatro Rival Petrobras.

Além de "Linha de Passe", o álbum foi antecipado pelo single "Amor Segredo", uma parceria de Nilze com o mestre Nei Lopes.

Ao ser flagrada pelo irmão mais velho tocando "Acorda Maria Bonita" no cavaquinho, Nilze, então com 5 anos, começou ser incentivada a se dedicar à música. Aos 6, já se apresentava em público, na Rádio Solimões, na extinta TV Rio com João Roberto Kelly e no Fantástico, da TV Globo. Gravou seu primeiro disco, "Choro de Menina", em 1981, com apenas 12 anos de idade. Até os 14 anos, gravou, como bandolinista, a série de LPs "Choro de Menina" em quatro volumes, sendo o primeiro e o quarto acompanhada pelo conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim.

Iniciou a carreira internacional aos 15 anos, fazendo turnês em países como Itália, Espanha, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Japão, Argentina, China e Austrália.

Nilze já cantou e tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional, como Dona Ivone Lara, Nei Lopes, Zeca Pagodinho, Wilson Moreira, Moacyr Luz, Zélia Duncan, Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Mart'nália, Olívia Hime, Cristina Buarque, Monarco, Nelson Sargento, Áurea Martins, Roberto Silva, Elton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho, Dudu Nobre, Fátima Guedes, Roberta Sá, Teresa Cristina, Sadao Watanabe, Stefano Bollani, Nicolas Krassik e Hamilton de Holanda entre outros.