Lyra de saudades

Registro de show histórico de um dos pais da Bossa Nova, enfim, chega ao streaming

Por

Membro da geração da Bossa Nova, Lyra foi compositor do primeiro time da MPB

Chegou às plataformas de música nesta terça-feira (9) o álbum que reproduz na íntegra o projeto "Carlos Lyra - 50 anos de música", show lançado em DVD há exatos 24 anos. Gravado no icônico Canecão, extinta casa de shows de Botafogo, o espetáculo celebrava os 50 anos de carreira de Carlos Lyra (1933-2023) à época, e seu registro permanecia inédito no streaming. As imagens captadas no show também estão disponíveis no canal oficial da gravadora Biscoito Fino no Youtube.

Considerado o maior criador de melodias da Bossa-Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra reuniu clássicos de seu repertório neste espetáculo, como "Minha Namorada", "Coisa Mais Linda", "Primavera" (todas com Vinicius de Moraes); "Lobo Bobo" e "Saudade Fez um Samba", com Ronaldo Bôscoli; "O Negócio é Amar", com Dolores Duran; "Aruanda", com Geraldo Vandré, além de canções que compôs sozinho, como "Maria Ninguém", "Influência do Jazz", "Um Abraço no João" e "Tem Dó de Mim".

O registro histórico conta ainda com a participação de amigos de geração e de Bossa, como Marcos Valle, Leny Andrade, Os Cariocas (com o saxofonista Leo Gandelman), Roberto Menescal, Wanda Sá e João Donato (com Emílio Santiago). Artistas como Ivan Lins, Antônio Adolfo, Miúcha, Leila Pinheiro e Toni Garrido completam o time de convidados, ao lado da filha, Kay Lyra, e do sobrinho Claudio Lyra, cantor e compositor.

O lançamento de "Carlos Lyra - 50 anos de música" nas plataformas digitais é também uma homenagem ao compositor - que nos deixou em dezembro de 2023, aos 90 anos -, dono de uma obra imponente, para muito além da Bossa Nova que ajudou a criar.