De volta aos 90's

Festival na Marina da Glória reúne artistas e grupos que moldaram o som do fim do século 20 no Brasil

Por

Fernanda Abreu é uma das atrações do 90's Festival, na Marina da Glória

O mais novo festival do Rio, o 90's Festival, celebra a diversidade de ritmos e estilos do período numa mescla que reúne MPB, rock, soul, funk, axé, reggae e forró. Para os artistas que tiveram seus primeiros hits explodindo na década, o evento será palco para uma viagem no tempo, conduzindo aos primeiros passos na carreira. O festival acontece entre os dias 19 e 21 de julho, na Marina da Glória.

Pioneiro do hip hop brasileiro, Gabriel O Pensador completou três décadas de carreira, cantando nossas mazelas políticas e sociais, alienação, comportamento e crônicas do cotidiano. Já Ed Motta botou para quebrar em 1997, com o álbum "Manual Prático para Festas, Bailes e Afins", mesclando gêneros como rock, blues, soul, funk e jazz em canções como "Vendaval" e "Fora da Lei".

O reggae ensaiava seus primeiros passos por aqui quando surgiu a banda Cidade Negra que, em 1994, convocou Toni Garrido para ser o vocalista. A partir de sua entrada, o Cidade passou a ter um perfil melodicamente mais pop, mas sem fugir ao universo do reggae. O CD "Sobre Todas as Forças" tornou-se campeão de vendas naquele ano.

O emergente funk carioca dava as caras no fim dos anos 1980 quando Fernanda Abreu foi levada para um baile da pesada. A Blitz já tinha acabado e a artista começava a delinear sua assinatura no pop nacional ao trazer um show com pegada funkeada e roteiro calcado em sucessos da disco music, gênero desprezado na época. Foi a semente para a valorização da figura do DJ e o sample, usado por ela de forma pioneira no país.

DJ Marlboro surfa a onda da cultura funk carioca desde sempre. Pioneiro do movimento, Marlboro coloca milhares de pessoas para dançar nos bailes espalhados pelo Rio - mas que também já sacudiram Nova York e Londres. Contemporânea de Marlboro, a Furacão 2000 arrasta multidões para seus eventos há mais de 40 anos.

Com hits do funk ao pop, Claudinho & Buchecha saíram da periferia para agitar o cenário musical com canções como "Quero te encontrar", "Nosso Sonho" e "Conquista". Após a perda do parceiro, Buchecha, seguiu levando a alegria da dupla para a década e o milênio seguintes.