Zeca Pagodinho grava faixa com cantora portuguesa
Releitura da seresta 'Arranha-Céu' fará parte do primeiro disco que Cuca Roseta vai lançar no Brasil
Já está nas plataformas digitais o single que marca o encontro da artista portuguesa Cuca Roseta com Zeca Pagodinho. O dueto entre a fadista e o compositor foi gravado no estúdio Visom (RJ) e fará parte do primeiro álbum que Cuca Roseta lançará no Brasil, em setembro (MPB, Discos/ Som Livre).
A canção escolhida para o dueto é "Arranha-céu", seresta originalmente lançada em 1937 por Sílvio Caldas (1908/1998), fruto da parceria de sucesso do "Seresteiro do Brasil" com o compositor, escritor e jornalista carioca Orestes Barbosa (1893-1966).
A cantora e compositora Cuca Roseta conta mais sobre o encontro: "Arranha-céu, essa obra-prima de Silvio Caldas, renasce numa partilha entre o Fado português e a voz eterna de Zeca Pagodinho. Uma história tão atual com um poema de cortar a respiração, um desenho genial de sentimentos profundos. Zeca tem essa voz e presença que já ressoam em nossas veias desde que viemos ao mundo: é como um som primordial da natureza, contando histórias como ninguém. Se algum dia sonhei esse presente da vida? Não, está muito para lá do meu sonho", empolga-se.
A gravação contou com a participação do instrumentista Marcelo Caldi se revezando entre o acordeão e o piano, em arranjo delicado que destaca a interpretação da dupla. Caldi assina todos os arranjos do álbum, com exceção do que foi escrito pelo violonista Marcello Gonçalves para a canção 'Até a Fé Se Esqueceu', parceria de Cuca com Zé Renato.
O álbum inédito de Cuca Roseta, que tem produção e seleção de repertório de João Mário Linhares, sela a aproximação da portuguesa com a música brasileira: além de Zeca Pagodinho, Seu Jorge e Zé Renato participam em outros dois duetos. Compositores como Tom Jobim, Dori Caymmi e Paulinho Moska também fazem parte do repertório.
Tendo cantado em mais de 50 países, neste ano de 2024 Cuca Roseta também celebra 15 anos de carreira e considera ser este o momento perfeito para mergulhar no cancioneiro brasileiro.