Por:

Lula Queiroga , do Capibaribe para o mundo

Lula tem canções gravadas por grandes nomes da MPB | Foto: Sidarta/Divulgação

As águas do Capiparibe, no coração do Recife, presenteiam o Brasil com boa música a cada instante. Neste fim de semana o craque Lula Queiroga sobe ao palco da Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues com seu o show "Lula Queiroga - Capibaribum" com o repertório de seu mais recente álbum, lançado em abril

Lula nos conta que o repertório será composto por algumas faixas do novo projeto, entre elas "A Curva da Luz", "Passagem Secreta" e "Cerca Viva", mas sem deixar de passear por sucessos dos seus mais de 40 anos de carreira, como "Noite Severina" (parceria com Pedro Luis), "Ah, Se eu Vou" e "Se Não For Amor Eu Cegue" (parceria com Lenine). A noite prometem embalar o público em uma viagem pela riqueza rítmica e letras arrebatadoras, sob a batuta de Lula e uma banda formada por Yuri Queiroga (violão e guitarra), Luck Luciano (baixo), Daniel Vasconcelos (guitarra), Peu Lima (bateria) e Guilherme Queiroga (efeitos e vozes).

O disco "Capibaribum" tem dez faixas, nove delas até então inéditas - a exceção é "A Ponte", famosa parceria com Lenine, que ganhou versão roots a partir da performance de Marcelo Falcão (ex-O Rappa). O álbum, aliás, é repleto de participações especiais de grandes amigos do artista: Chico César, Bruna Alimonda, Zé Renato, Martins, Ylana Queiroga e a dupla Caju e Castanha.

É a primeira vez que o artista faz um álbum voltado para suas origens. "Esse novo trabalho é um mergulho no rio ancestral, no rio mitológico que desenha na minha cidade seu trajeto sinuoso. É um álbum híbrido, cheio de riquezas rítmicas onde a água, a gravidade, o amor e o tempo são temas que se entrelaçam em suas canções. Canções diversas que compõem o DNA do disco como um todo", explica Lula Queiroga sobre seu sexto álbum em carreira solo.

Na faixa-título, crianças ribeirinhas do Capibaribe fazem o coro final, enquanto a voz que abre "A Ponte" é de Ailton Krenak. Já em "Forró do Nevoeiro", com participação de Caju e Castanha, a zabumba de Durval Pereira, mestre do instrumento há 60 anos, dá o tom em meio a intervenções eletrônicas.

A curtíssima temporada de shows de Lula na cidade valoriza as raízes da cultura nordestina, já que o artista mostra sonoridades e referências ancestrais de sua terra natal.

SERVIÇO

LULA QUEIROGA - CAPIBARIBUM

Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues (Av. República do Paraguai, 230 - Centro)

3 e 4/8, às 18h

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)