Por:

Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar donatiando

Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar propões novas leituras para as canções do mestre | Foto: Valdo/Divulgação

"Lugar comum", clássico do repertório do genial João Donato (1934-2023), é o single escolhido para apresentar o álbum produzido a quatro mãos pela cantora Leila Pinheiro e o cantor e multi-instrumentista Ricardo Bacelar, centrado na obra do compositor, que completaria 90 anos em 17 de agosto. Com estreia nas plataformas marcada para esta sexta-feira (23), o single revela o conceito do álbum, que propõe novas versões acústicas para canções de João Donato, gravadas no Jasmin Studio, de Bacelar, em Fortaleza. O álbum tem lançamento previsto para setembro.

O arranjo de voz e piano para "Lugar Comum" privilegia a melodia de Donato e a poesia de Gilberto Gil, autor da letra. "Esta foi a primeira música que gravamos e ela inaugurou a estética do álbum, que percorre caminhos harmônicos diferentes. A faixa foi gravada ao vivo, voz e piano: fizemos três takes e a interpretação da Leila ficou muito forte, foi emocionante", pontua Bacelar, responsável por convidar a cantora para este mergulho profundo nas canções de João Donato.

"Para mim foi um imenso desafio visitar a obra do Donato da forma como a gente fez, 'descontruindo' o que havia em termos de arranjos, de concepção. Olhei para as canções e me joguei nelas, sem rede de apoio: acho que o Donato iria gostar imensamente, porque de fato viramos diversas canções do avesso", conta Leila Pinheiro.

Juntos, Leila e Ricardo selecionaram 12 canções, entre elas "A Rã", "Verbos do amor", "Naturalmente" e "Flor de Maracujá". Previsto para chegar às plataformas em setembro, "Donato" conta com a participação de Jaques Morelenbaum no cello, que além de tocar em várias faixas, contribuiu nos arranjos do projeto.