´Gilsons: pra acordar com novos horizontes

Trio encerra turnê do primeiro álbum com a participação de Chico César

Por

Gilsons

Há quatro anos eles vêm fazendo o Brasil cantar aquela baianidade gostosa e envolvente, mas é chegada a hora de dar um ponto final na turnê antes de partir para novos projetos. Sendo assim, os Gilsons sobem neste sábado (3) ao palco da Fundição para apresentar o show da "Tour Pra Gente Acordar - Sessão Final". O nome da turnê celebra o primeiro álbum de estúdio da banda formada por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil, que rendeu ao trio indicações ao Grammy Latino, Prêmio Multishow e Prêmio da Música Brasileira.

O show, que encerra essa turnê consagradora, terá participação de Chico César e Jota.pê e a abertura fica por conta de Mariana Volker, parceira do grupo no hit "Devagarinho", canção com mais de 73 milhões de execuções somente no Spotify.

A releitura de "Várias Queixas", primeiro single lançado pelos Gilsons, já deu a dimensão de onde esse grupo poderia chegar. Ali, já existia um frescor com gosto de Bahia e uma energia leve, autêntica e especial no som. A faixa já tem cerca de 150 milhões de plays só no Spotify e deu nome ao primeiro EP da banda, que já começava a escrever seu nome na cena musical contemporânea brasileira. Daquele trabalho saiu também "Love, Love", outro hit da banda que coleciona números significativos nas plataformas digitais.

O álbum "Pra Gente Acordar" (2022) veio para firmar de vez o nome dos Gilsons na cena musical brasileira. O grupo ultrapassou a marca de 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify e comprovou que sabe fazer o som da MPB ganhar ares pop e contemporâneo, sempre com muito capricho. Além do sucesso no mundo digital, os trio foi atração dos mais importantes festivais no país como Rock in Rio, Lollapalooza, Coala e Rock the Mountain. Ao longo dos últimos anos, foram 88 shows em 25 Festivais.

José, Francisco e João tocam na banda do patriarca Gilberto Gil, mas decidiram em 2018 se unir neste projeto para dar vazão às suas autoralidades. E o EP "Várias Queixas" (2019) rendeu ao grupo uma série de hits com nomes de destaque da música brasileira como "Love, Love", faixa que coleciona números estratosféricos nas plataformas digitais. Em meio à pandemia, o trio pareceu escolher a dedo as faixas certas para acalentar o público. Em 2020, Gilsons lançou os singles "Índia", em parceria com Júlia Mestre; a já citada "Devagarinho"; e "Besteira", com o duo Yoún.

Em 2022, Gilsons lançou seu primeiro álbum de estúdio "Pra Gente Acordar", projeto que consolidou o nome do trio no cenário musical brasileiro. Nesse mesmo ano, lançaram "Deixa Fluir" com o grupo Big Up; "Algum Ritmo", com Jovem Dionísio; e um remix de "Love, Love" feito por Alok. Em 2023, "Céu Rosé" foi uma parceria com o grupo mineiro Lagum. Durante o carnaval daquele mesmo ano, João, José e Francisco se uniram ao BaianaSystem e ao Tropkillaz no single "Presente". Já em 2024, Gilsons anunciou o lançamento de "Feito a Maré", parceria com Jota.pê e "Me Liga", com Murilo Chester. E foi sucesso atrás de sucesso.

SERVIÇO

GILSONS | PRA GENTE ACORDAR - SESSÃO FINAL

Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Lapa)

3/8, às 21h

Ingressos a partir de R$ 120 (meia) e R$ 240