Os irmãos brigões do Oasis estão de volta

Fenômeno do rock britânico nos anos 1990, banda confirma volta com série de shows no verão do hemisfério norte em 2025

Por Affonso Nunes

Brigados desde 2009, os irmãos Liam (de óculos) e Noel Gallagher voltaram às boas e anunciaram o retorno do Oasis, uma das bandas inglesas mais marcantes dos anos 1990

Famosa pelo talento e por suas brigas homéricas, a banda britânica Oasis, dos irmãos Liam Gallagher e Noel Gallagher, anunciou oficialmente na madrugada desta terça-feira (27) a volta aos palcos, com uma série de shows durante o próximo verão no hemisfério norte, em 2025. "É isso, está acontecendo!", confirmou o perfil do grupo em postagem nas redes sociais.

A turnê começará em 4 de julho em Cardiff, no País de Gales, e depois se deslocará para a cidade natal dos Gallagher, Manchester, onde estão previstos quatro shows. Depois, haverá outras quatro noites no icônico Estádio de Wembley, em Londres, seguidas por shows em Edimburgo (Escócia) e na capital irlandesa, Dublin. Os ingressos começam a ser vendidos no neste sábado. "Há planos em andamento para que Oasis Live '25 vá a outros continentes fora da Europa mais tarde no próximo ano", acrescentaram os irmãos no aúncio oficial.

O retorno ocorre 30 anos após o primeiro álbum, o aclamado "Definitely Maybe", lançado em agosto de 1994, com o qual a banda se tornou conhecida. Rumores sobre o retorno da banda circularam nas redes sociais nos últimos dias. A expectativa aumentou quando Liam postou no X, no domingo, a frase "eu nunca gostei da palavra 'antigo' [ou 'ex']", o que foi entendido como uma referência à forma como a mídia o costuma caracterizar - "ex-Oasis", ou "antigo vocalista do Oasis".

A euforia dos fãs começou há alguns meses após a publicação de um vídeo nas redes sociais. Na gravação, de 14 segundos, é possível ver uma casa em meio a uma grande área verde. Alguns seguidores especularam que as imagens aéreas mostram Sawmills Studio, na Cornualha, onde o Oasis gravou "Definitely Maybe". Depois deste, a banda ainda gravaria outros seis álbuns de estúdio: "What's the Story Morning Glory" (1995), "Be Here Now" (1997), "Standing on the Shoulder of Giants" (2000), "Heathen Chemistry" (2002), "Don't Believe the Truth" (2005) e "Dig Out Your Soul" (2008).

A banda acabou em 2009, com o anúncio da saída de Noel Gallagher. Na época, ele disse que "simplesmente não poderia continuar trabalhando com Liam nem mais um dia". As desavenças entre os dois irmãos eram frequentes e não era raro a troca de farpas em entrevistas concedidas por ambos. Ao longo dos anos, os dois recusaram a reconciliação de forma veemente.